Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Praia: as bolinhas que assustam os cariocas, mas ajudam o planeta

As bolinhas fazem mais pelo meio ambiente do que muito humano por aí

Por lu.lacerda
Atualizado em 13 out 2025, 14h07 - Publicado em 13 out 2025, 13h00
Banhistas chegaram a derrapar nas bolinhas transparentes nas areias da Zona Sul nesse fim de semana
Banhistas chegaram a derrapar nas bolinhas transparentes nas areias da Zona Sul nesse fim de semana  (@zonasulurgente/Reprodução)
Continua após publicidade

Quem foi às praias da Zona Sul nesse fim de semana deve ter reparado nas milhares de pequenas bolinhas transparentes na areia, parecendo partes de água-viva. Todo mundo já viu uma ou outra nas praias do país, mas poucos sabem do que se trata — e muita gente nem mergulha com medo do desconhecido.

Fique tranquilo: são as salpas (Salpidae), com aspecto gelatinoso e transparente. Parentes distantes das águas-vivas, mas, ao contrário delas, não têm tentáculos — portanto, não queimam. Elas também não nadam livremente; são levadas pela água, movidas por propulsão.

Juntas, essas “bolinhas” transparentes conseguem fazer muito mais do que irritar humanos e do que muitos deles fazem pelo meio ambiente — são filtradoras de água, alimentando-se de fitoplâncton e outras partículas orgânicas. Isso ajuda a manter o equilíbrio ecológico, removendo carbono da água e transferindo-o para o fundo do oceano.

O período de maior incidência costuma ser do fim do verão ao início do outono nesses locais, mas também está relacionada a correntes marítimas que trazem águas ricas em nutrientes para a superfície. Elas podem chegar à maturidade em 2 dias e morrem em semanas — terminando o ciclo nas areias ou no fundo do mar, removendo ainda mais carbono antes que entre na atmosfera.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 29,90/mês