Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Povo da música está em pânico com o “Estatuto da Orla”

Com as novas regras da orla carioca, cantores, músicos, DJs, técnicos de som, dançarinos e produtores de evento estão com receio do desemprego

Por lu.lacerda
Atualizado em 19 Maio 2025, 16h21 - Publicado em 19 Maio 2025, 15h00
orla
 (Orla Rio/Divulgação)
Continua após publicidade

Cantores, músicos, DJs, técnicos de som, dançarinos e produtores de evento estão em pânico com as novas regras para disciplinar o comércio e os quiosques na orla carioca — tanto que criaram uma petição, nesta segunda (19/05), no Change.org, para “lutar contra a censura musical na orla. A música ao vivo é uma parte essencial da cultura, contudo esforços recentes para censurar essa prática ameaçam deixar milhares de trabalhadores da música sem emprego”, diz  o texto.

O abaixo-assinado veio depois do decreto de Eduardo Paes, o “Estatuto da Orla”, publicado no DO na última sexta (16/05), com novas regras, uma resposta a uma série de denúncias envolvendo irregularidades de quiosques e barracas autorizadas pela Prefeitura.

São 16 proibições para a melhoria do uso da área pública, como, por exemplo, o uso de caixas de som, instrumentos e grupos musicais ou qualquer equipamento que produza emissão sonora. Independentemente de horário, serão permitidos os eventos especiais autorizados pela Prefeitura.

O som, principalmente nos quiosques, é motivo antigo de reclamações de moradores.

Para ajustar detalhes, está  marcada, para esta terça (20/05), às 10h, audiência pública na Câmara Municipal, promovida pelo vereador Flávio Valle (PSD), para falar exatamente sobre o “Estatuto da Orla”, com participação do prefeito, secretários e quem mais se interessar pelo assunto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.