PMRJ vai usar reconhecimento facial para encontrar crianças perdidas
Câmeras já vão funcionar para carnaval e show de Lady Gaga

O major Agdan Fernandes, diretor de Infraestruturas e Tecnologias do Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar, anunciou, nesta segunda (27/01), no seminário “Turismo RJ: Segurança e Tecnologia em grandes eventos”, no Hotel Hilton, em Copacabana, o uso de tecnologia de reconhecimento facial em caso de desaparecimento de crianças já para o carnaval e para o show de Lady Gaga, em maio.
O evento foi promovido pela Editora Globo e pela Secretaria de Estado de Turismo. Vai ser baseado nas fotos cadastradas pelos pais no aplicativo 190 RJ, já disponível para download. “É como se fosse uma adaptação das antigas pulseiras de localização”, explicou Agdan.
José Domingo Bouzon, presidente da ABIH-RJ, falou da importância da segurança para o turismo. “A morte de três médicos em um quiosque da Barra, em outubro de 2023, gerou uma sensação de insegurança tão grande que prejudicou o desempenho do réveillon, quando atingimos, à época, somente 80% da capacidade da rede hoteleira. O mesmo aconteceu no carnaval, com público abaixo do esperado. Esse cenário só melhorou com o show da Madonna, que registrou números ínfimos de ocorrências. Fomos aos poucos recuperando nossa reputação”.
Entre as medidas de segurança debatidas, estão o uso de drone e de tecnologia de reconhecimento facial, revistas à entrada dos eventos, patrulhas de agentes em meio ao público, maior monitoramento de ocorrências e integração das forças de segurança.