Perigo nos passeios: Copa e os envenenamentos de animais
Vizinhos falam em sete cachorros internados com sintomas graves – dois deles morreram

Um alerta circula entre os moradores de Copacabana: cães foram vítimas de envenenamento nos últimos dias. Através do grupo “Zona Sul Urgente”, vizinhos falam em sete cachorros internados com sintomas graves – dois deles morreram. A suspeita recai sobre veneno de rato espalhado em canteiros, especialmente na Rua Marechal Mascarenhas de Moraes.
Daniele Martins levou seus dois cães para passear. Passaram mal e foram diagnosticados com hemorragia gástrica por envenenamento — a Chihuahua Nala não sobreviveu. Casos como esse não são isolados: em maio, denúncias apontavam para a morte intencional de pombos e pássaros na Praça Shimon Peres, também com indícios de uso de veneno.
A prática, além de cruel, é crime ambiental. A suspeita é que alguns condomínios espalham substâncias tóxicas em áreas públicas para combater ratos, ignorando o risco que isso representa. “É um crime! Colocam um pó azul e dizem ser sabão em pó. Sempre avisamos uns aos outros pra ter cuidado na Raul Pompeia, Rainha Elizabeth e Joaquim Nabuco”, diz o contador José Batista Fonseca, que quase perdeu seu cachorro no ano passado quando ele lambeu o produto.
A responsabilidade da limpeza da calçada é do próprio condomínio, e é crime ambiental pôr veneno em área pública. Alguns colocam placa de veneno, o que também é proibido pela Lei municipal nº 8770/2024, de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo. Mesmo assim, várias placas são vistas não só em Copa, como também no Leblon, Ipanema etc. Moradores já avisaram a Bernardo Rubião, subprefeito da Zona Sul, mas o melhor é fotografar e denunciar, fazer BO e processar o condomínio. “Me estressei com um condomínio da Atlântica porque o síndico pôs veneno e se achou no direito de colocar placas de veneno no canteiro no meio da calçada. Que coloque veneno dentro do condomínio dele! Agora, depois do BO, ele retirou as plaquinhas. Os moradores do prédio ouviram e começaram a criticá-lo”, conta o jornalista Bruno Garcia, que tem uma cadela e mora em Copa.
O que fazer? Abra uma reclamação no 1746, da prefeitura, ou ligue para a Linha Verde (0300 253 1177), ou para o app do Disque Denúncia.
A gastroenterite hemorrágica é a inflamação do aparelho digestivo do animal. Quando essa inflamação atinge a camada mais interna dos órgãos, pode haver uma descamação, resultando em sangramentos gastrointestinais. Em caso de envenenamento, leve o animal a uma clínica veterinária o mais rápido possível.