Passarinho constrói puxadinho no Leme (e o IPTU, Eduardo Paes?)
Uma família de lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta) resolveu trocar os brejos e margens de rio por um endereço mais valorizado






Muita gente se queixa do IPTU, sabemos, mas nem todo mundo é afetado pelo imposto rsrsrsrs! Uma família de lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta) resolveu trocar os brejos e margens de rio por um endereço mais valorizado: a Avenida Princesa Isabel, no Leme, bem em frente ao hotel Hilton. Os novos moradores construíram um puxadinho aconchegante com gravetos, penas, tecidos e o que mais encontraram pelas ruas de Copacabana — tudo pertinho do mar e sem nenhum custo de aluguel.
A espécie, presente no Rio desde a década de 1950, é conhecida por sua tranquilidade perto dos humanos. Tão confiante que fez do fluxo diário de 2,39 milhões de pessoas (segundo a ferramenta On Maps Geofusion) uma espécie de plateia — ou rede de proteção.
O “imóvel” (caso não apareça uma ventania criminosa) foi construído exclusivamente pela mãe da família, enquanto o pai cumpre funções pontuais: vigiar o ninho e, com sorte, buscar comida.
O ninho virou atração, misturando o charme da fauna urbana com o clássico estilo de vida carioca: uma boa vista, pouca burocracia e a brisa do mar pra embalar os dias.