Palácio da Cidade: homenagem às vítimas do Holocausto
“O Rio se une ao mundo em respeito à memória dos 6 milhões de judeus e outras vítimas exterminadas", diz pres. da FIERJ

O Palácio da Cidade, em Botafogo, recebe sobreviventes do Holocausto neste domingo (26/01), às 10h, para o evento “80 anos depois: Memória, Resistência e Esperança”, organizado pela Federação Israelita do Estado do Rio (FIERJ).
No evento, hino do Brasil e hino de Israel pelo artista de origem judaica Dani Flomin, além de sete velas acesas, cada uma por um motivo (sobreviventes, crianças assassinadas, heróis do Holocausto e assim vai).
Entre os convidados, representantes dos consulados da Alemanha e da República Tcheca, e Ary Bergher, vice-presidente da CONIB. “O Rio se une ao mundo em respeito à memória dos 6 milhões de judeus e de outras vítimas do regime nazista exterminados durante a Segunda Guerra Mundial: ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes físicos e mentais e opositores políticos. O gesto da Prefeitura é importantíssimo no combate ao antissemitismo”, diz Bruno Feigelson, presidente da FIERJ.
A libertação dos prisioneiros judeus aconteceu em 27 de janeiro de 1945 – e homenagens estão acontecendo no mundo inteiro. “Quanto mais ameaçados de perder a guerra, nazistas aceleravam as execuções de judeus. Por todo esse contexto do Holocausto, a comunidade judaica, no Brasil e no mundo, luta ativamente, desde o final da Segunda Guerra Mundial, contra o antissemitismo e os discursos que venham a banalizar os horrores do que aconteceu naquele período”, finaliza Feigelson.