Pai é “popstar”: veja quantas músicas sobre eles no Ecad
As músicas com a palavra pai são as mais regravadas, com 982 versões

Em um levantamento para o Dia dos Pais, o Ecad descobriu que os compositores brasileiros amam o tema família. São mais de 12 mil músicas com pai, papai, paterno ou paternidade no título (em 2022, por exemplo, eram 9 mil). A palavra pai aparece em mais de 10 mil títulos, tipo um “popstar” da paternidade. O “papai” vem lá atrás, com 2.378, quase um irmão caçula que tenta a mesma profissão do mais velho. Já “paterno” e “paternidade” são os tios distantes que a gente só vê no Natal: 27 e 20 músicas, respectivamente.
As músicas com a palavra pai são as mais regravadas, com 982 versões. O sucesso do “papai” também rola, mas em menor escala, com 48 regravações. Já as músicas com “paterno” e “paternidade” são a banda que a gente só conhece no Myspace (ou seja, pra bom entendedor).
Conclusão: o povo da música adora falar de pai — quem tem boas memórias, óbvio! E quem não, a depender do pai, claro?
Entre as mais tocadas nos últimos cinco anos, estão “Pais e filhos”, da banda Legião Urbana, de autoria de Marcelo Bonfá, Renato Russo e Dado Villa-Lobos; o samba “Coisinha do pai”, de Luiz Carlos, Jorge Aragão e Almir Guineto, eternizada na voz de Beth Carvalho; e “Como nossos pais”, de Belchior, com Elis Regina.