O que diz a empresa sobre o estado do Parque da Catacumba
"Jogamos fora as latas de lixo que estavam velhinhas. Não podemos descartar de qualquer porque são inventariadas", diz Gabriel Werneck
Qualquer pessoa que passe em frente ao Parque da Catacumba, na Lagoa, pode reparar nas lixeiras quebradas, estátuas sujas, vasos colocados na grama e grades enferrujadas.
Entramos em contato com a Lagoa Aventuras, concessionária vencedora da licitação em 2023, que já atuava no Parque da Catacumba como permissionária e estará ali, ainda, por 25 anos.
“Estamos aqui há 15 anos, operando arvorismo, tirolesa, muro de escalada e rapel. Tínhamos permissão de uso da prefeitura só pra operar as atividades de aventura. Há dois anos, a gente ganhou a concessão para administrar o parque inteiro, mas estamos no processo de licenciamento das obras, então ainda não temos autorização da Secretaria de Urbanismo e de Desenvolvimento Econômico e do Licenciamento Ambiental para iniciar, mas já estamos no processo”, explica Gabriel Werneck, sócio da Lagoa Aventuras. Que tal?
A GeoRio (Fundação Instituto Geotécnica), da prefeitura, esteve no local esta semana, para fazer um laudo sobre uma estrutura que a concessionária vai construir. O IRPH (Instituto Rio Patrimônio da Humanidade) e a Rio Águas também já estão com a vistoria marcada para liberar as obras.
“Mas, enquanto esperamos, estamos fazendo manutenção, limpeza e serviços básicos do dia a dia. Jogamos fora aquelas latas de lixo que estavam bem velhinhas e eram da prefeitura. Não podemos descartar de qualquer forma porque são inventariadas e tivemos que enviar para a Secretaria de Meio Ambiente. Já as substituímos. Também começamos a reforma do gradil; já a fachada e muro estão no nosso planejamento”, avisa Gabriel.
Já a responsabilidade com as esculturas continua sendo da Secretaria de Conservação. “Mas já fizemos manutenção em várias áreas do parque, instalamos um novo sistema de sinalização, instalamos câmeras de segurança nos portões de entrada, temos um sistema de contagem de visitantes automático, com inteligência artificial, Internet e Wi-Fi funcionando próximo às sedes, onde tem prédio. E vamos continuar fazendo melhorias”.
Solidariedade e diversão: amigos repetem festa pelo INCA no Joá
Vale a viagem: as melhores casas de Búzios, Niterói e da Serra
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
VEJA RIO COMER & BEBER 2025: confira a lista de premiados