O que as pessoas dariam ao Lula de Natal, há 20 anos, teriam valor hoje?
E você, o que daria ao Lula atual?

Se você fosse Papai Noel, o que daria ao Lula no Natal? Aqui está essa pequena retrospectiva do primeiro ano do mandato do presidente, em 2003. Alguns cariocas responderam exatamente a essa pergunta: a socialite Carmen Mayrink Veiga (in memoriam), o novelista Manoel Carlos, a empresária Lilibeth Monteiro de Carvalho, o jornalista Fernando Gabeira e a estilista Márcia Pinheiro. E você, o que daria ao Lula atual? Os presentes do passado teriam valor agora?
Carmem Mayrink Veiga (socialite, in memoriam): “Meu presente seria uma casaca ou um smoking, mesmo que ele não use muito, mas todo presidente tem que ter essas peças em seu armário. Até que Lula se veste direitinho e, mesmo quebrando o protocolo de vez em quando, se mostra autêntico, e assim o vestuário passa a ser uma coisa secundária”.
Fernando Gabeira (jornalista): “Eu daria o que ele prometeu: 10 milhões de empregos (nos dois primeiros mandatos seguidos, até 2010, foram cerca de 15,4 milhões de empregos criados). Não quero muito papo com Lula. Este ano, cortei-o da minha lista de presentes e também não pretendo dar presente para ninguém do governo”.
Lilibeth Monteiro de Carvalho (empresária): “Daria saúde e sorte para ele fazer um Brasil cada vez melhor. Acredito nele e acho que o ano que vem (2003) vai ser melhor pra todos nós, inclusive para nosso presidente”.
Manoel Carlos (novelista): “Daria paciência e perseverança pra tocar pra frente e resistir às pressões. Ninguém quer deixar o cargo de presidente odiado pelo povo, principalmente o Lula, que vem de uma classe social modesta”.
Márcia Pinheiro (estilista): “Daria um jatinho modernérrimo, já que ele se mostrou amante profissional de viagens internacionais. Assim, ele pode viajar mais e estar em vários lugares no mesmo dia”.