Noite de abertura do festival “Ópera na tela”, no Parque Lage. Veja fotos!
A proposta é democratizar o acesso à ópera e tornar o gênero mais popular num evento marcado pela informalidade
Começou a 8ª edição do festival “Ópera na Tela”, no Parque Lage, com abertura nessa sexta (22/11), seguindo por 11 dias. Quem já foi não esquece jamais, a começar pela entrada no tapete vermelho com tacinhas de champagne até entrar numa espécie de estufa, uma construção enorme e transparente, com capacidade para 500 pessoas, no meio do verde, até sentar nas cadeiras e espreguiçadeiras recostadas e assistir, num telão gigante (14 x 8 metros), a espetáculos marcantes na história do gênero, apresentados em palcos do mundo inteiro.
Destacam-se as obras “Turandot”, “La Bohème”, “Tosca” e “La Rondine”, de Giacomo Puccini, homenageado no centenário de sua morte, além de uma seleção de grandes títulos de Bizet, Strauss, Verdi, Massenet Offenbach, Delibes e Ponchielli, apresentados em montagens recentes nas mais prestigiosas casas de ópera da Europa.
A proposta é democratizar o acesso à ópera e tornar o gênero mais popular num evento marcado pela informalidade, a começar pelos anfitriões, o casal Emmanuelle e Christian Boudier, da Bonfilm, produtores do festival, que já se tornaram cariocas natos. Na abertura, eles comentaram que pediram consultoria e socorro ao cacique Cobra Coral para que parasse de chover, mas, como foi brincadeira, a intervenção divina não funcionou muito; no entanto, nem precisou e até deu um plus no clima. “O Parque Lage foi uma escolha natural pela sua história, já que, no passado, foi residência da famosa cantora de ópera Gabriela Besanzoni — seu marido, o empresário Henrique Lage, depois de comprar o terreno, reformou-a para ela. A estrutura da casa interage muito com o erudito; não consigo pensar em outro espaço”, disse Emmanuele.
Um dos convidados comentava que o evento é uma experiência até para quem não gosta de ópera.
O bar e restaurante é assinado pelo chef Frédéric Monnier com suas delícias. A artista convidada deste ano é a cantora lírica russa Kseniia Proshina, atração da abertura para o público em geral, neste sábado (23/11).