“No Rastro da Onça”: patas gigantes de felino nas areias de Copacabana
Proteção Animal Mundial celebra o Dia Internacional da Onça-Pintada
A praia de Copacabana amanheceu com quatro patas de onça esculpidas na areia pelo artista Rogean Rodrigues – já conhecido dos cariocas e muitos turistas por fazer castelos e esculturas na região -, nesta sexta (29/11), em ação da Proteção Animal Mundial para comemorar o Dia Internacional da Onça-Pintada.
A iniciativa comemorou também a volta de Xamã, um macho de onça-pintada, ao seu habitat depois de resgatado em 2022, próximo a focos de incêndio em Sinop (MT) e depois de dois anos, reintroduzido na Amazônia.
“A fauna silvestre tem um papel crucial na saúde das florestas. Quando acontece a defaunação, toda a dinâmica do ecossistema é comprometida, afetando negativamente o equilíbrio e a resiliência do ambiente. Por isso é tão importante a refaunação”, explica Júlia Trevisan, coordenadora de vida silvestre da Proteção Animal Mundial.
As comemorações continuam no domingo (01/12), no Posto 6, de 10h às 16h, com o “Ponto Animal”, em que voluntários e apoiadores da ONG vão receber visitantes que querem saber mais sobre a história do Xamã e de outros animais silvestres, com Espaço Kids, aplicação de tatuagens temporárias, desenhos para colorir, além de dois bonecos infláveis – um lobo-guará e uma onça-pintada.