No Clima: as artistas Georgia Kyriakakis e Maria Porto inauguram mostra
Ambas têm, em sua linha de pesquisa, a questão do limite físico da obra de arte










As artistas Georgia Kyriakakis e Maria Porto inauguraram a mostra “Dilatação”, nessa quinta (04/09), na galeria Clima, no Fashion Mall, em São Conrado.
Ambas têm, em sua linha de pesquisa, a questão do limite físico da obra de arte. Georgia levou a série “Chuchicamata”, de pequenas pinturas que se conectam por barras de cobre que atravessam as bordas dos quadros. A inspiração veio da cidade fantasma de Chuchinamata, no Chile, próximo ao deserto do Atacama, um povoado de aproximadamente 3.200 famílias de trabalhadores da maior mina de cobre a céu aberto do mundo, esvaziada nos anos 2000, por problemas respiratórios causados pela exposição ao minério.
Já Porto apresentou a série “Contínua”, em que questiona o limite físico do objeto — a pintura começa num local, e quem escolhe onde vai acabar é o comprador/colecionador. Tudo se iniciou com um trabalho em que ela usava fotos dos arquivos de sua família e as imprimia sobre acrílico; depois fazia um recorte no centro da foto e, com essa área que era retirada, criava uma escultura.
Geórgia é baiana e atua como professora na FAAP desde 1990; já Porto é brasiliense, mestre em Artes Visuais pela Universidade de Brasília.