Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Ney Matogrosso para crianças

Artista completa 84 nesta sexta (01/08) e ganha uma versão para o público infantil do livro “Ney Matogrosso: O Bicho do Mato”

Por lu.lacerda
1 ago 2025, 11h00 • Atualizado em 1 ago 2025, 12h35
Ney
Ilustrações de Isabela Sultani para o livro  (./Reprodução)
Continua após publicidade
  • Ney Matogrosso faz 84 anos nesta sexta (01/08), ano em que comemora 50 anos de carreira, e ganha uma versão para o público infantil do livro “Ney Matogrosso: O Bicho do Mato”, de Chris Fuscaldo e Camilo Solano, ilustrado por Isabela Sultani. É a 1ª publicação infantil da Garota FM Books, com o lançamento do selo Garotinha FM Books, com lançamento físico no fim deste mês, mas já disponível no site da Travessa. O livro conta a história do menino que cresceu entre árvores, frutas e animais, descobrindo o poder da voz e transformando seu jeito único em uma das trajetórias mais marcantes da música brasileira.

    O livro veio em momento de interesse máximo pela história de Ney, com o lançamento da cinebiografia “Homem com H”, dirigido por Esmir Filho (2025), do livro “Ney Matogrosso: A Biografia”, de Julio Maria (2021), de exposições como a do MIS-SP (2025), que destacam sua ousadia e influência na música e na cultura LGBT+. Ou seja, uma maneira para a nova geração conhecer o artista.

    O título condiz não só com a vida de Ney como seu amor pelos animais desde criança – sempre teve animais domésticos e silvestres, fazendo do seu sítio, em Saquarema, também uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a “Reserva Particular do Patrimônio Natural Ney Matogrosso”, transformando seus 26 hectares em área de proteção ambiental. Já participou também de audiências públicas, abraçou projetos de lei e falou por quem não pode se defender. Luta contra o tráfico de animais silvestres, faz parcerias com ONGs e ativistas, e esteve em Brasília em apoio ao Projeto de Lei 4.278/2023, que propõe  penas mais rigorosas para crimes como maus-tratos e tráfico.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês