Neto de Fidel Castro faz acordos com Maricá e encontra neto de Niemeyer
Fidel Antonio Castro Smirnov veio ao Brasil para a posse de Washington Quaquá, prefeito de Maricá


Nessa quinta (02/01), Fidel Antonio Castro Smirnov, neto de Fidel Castro (1926-2016), ex-presidente de Cuba, esteve na inauguração do Hospital Municipal Ernesto Che Guevara (revolucionário, nome importante da revolução cubana), em Maricá (RJ), com o prefeito da cidade, Washington Quaquá, vice-presidente do PT.
Fidel Neto, professor de Física Nuclear e titular da Academia de Ciências de Cuba, chegou ao Brasil antes do réveillon, convidado de Quaquá – os dois se conheceram em Cuba, mas há 20 anos Castro vem ao país para fazer intercâmbios científicos; agora veio também para fazer parcerias entre universidades cubanas e Maricá. A cidade já mantém acordos com o país caribenho e deve ampliar as parcerias para as áreas de biotecnologia, saúde e educação.
Castro passou o réveillon na cidade fluminense, que teve shows de Dudu Nobre, Neguinho da Beija Flor, Sandra Sá, Teresa Cristina e Moacyr Luz.
Dias antes, também conheceu o fotógrafo Kadu Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, grande amigo de Fidel e defensor da revolução cubana. “Poucos sonharam tão intensamente e fizeram do inusitado um espaço possível. Assim como suas respectivas obras, a amizade de Fidel e Niemeyer transcende o peso e a passagem do tempo. Aqui estamos nós, seus netos, fortalecendo esse legado fraterno”, disse Castro Neto.