Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Mudou de ideia? Lei já garantiu mais de 200 trocas de nome no Rio

A legislação também prevê que cartórios recusem nomes que possam expor a criança a situações constrangedoras

Por lu.lacerda
Atualizado em 13 ago 2025, 18h01 - Publicado em 13 ago 2025, 16h00
certidao
 (./Divulgação)
Continua após publicidade

Em três anos da lei que permite mudança do nome (prenome) a qualquer pessoa maior de 18 anos, diretamente no cartório, foram registradas 228 mudanças no estado do Rio — uma média de 76 por ano, pelo levantamento da Associação de Notários e Registradores do Estado do Rio (Anoreg/RJ).

A legislação prevê que cartórios recusem nomes que possam expor a criança a situações constrangedoras, mas, ainda assim, alguns registros inusitados escapam, como “Céu Azul do Sol Poente”, “Chevrolet da Silva Ford”, “Colápso Cardíaco da Silva” e “Disney Chaplin Milhomem da Silva”, todos oficialmente registrados no estado.

Para mudar de nome sem precisar justificar o motivo, basta comparecer a um Cartório de Registro Civil com RG e CPF. “O número de mudanças mostra que as pessoas têm usado essa possibilidade com responsabilidade e consciência, garantindo seu direito à identidade. É uma das medidas mais simbólicas da desjudicialização promovida pelos cartórios, aproximando os serviços públicos das necessidades reais da população”, afirma Celso Belmiro, presidente da Anoreg/RJ.

Na capital, foram 68 alterações, seguida de São João de Meriti (25), Resende (15), Petrópolis (12) e Duque de Caxias (12). Na outra ponta, São Pedro da Aldeia, Porto Real e Campos dos Goytacazes registraram apenas uma mudança cada cidade; na Região dos Lagos, Cabo Frio e Araruama tiveram dois casos, enquanto São Pedro da Aldeia apareceu com apenas um.

A lei também prevê que, no caso de recém-nascidos, o nome possa ser alterado em até 15 dias depois do registro, se não houver consenso entre os pais.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês