Morre Mariangeles: pilar amoroso da família Maia
A chilena, carioca convertida, foi casada por 56 anos com Cesar Maia, prefeito por três mandatos (1993-1996; 2001-2004; e 2005-2008)


Sobre a ex-primeira dama do Rio Mariangeles Maia, morta na noite dessa sexta (05/09), na Clínica São Vicente, na Gávea, depois de um AVC hemorrágico, pode-se dizer que ela era um grande pilar amoroso da família. A chilena, carioca convertida, foi casada por 56 anos com Cesar Maia, prefeito por três mandatos: 1993-1996; 2001-2004; 2005-2008. Nos 12 anos de prefeitura, Mariangeles foi muito ativa, implantando projetos sociais, por exemplo, o de cozinhas comunitárias, que oferece refeições gratuitas para pessoas vulneráveis.
Mariangeles, 76 anos, internada desde 26 de agosto, teve os gêmeos Rodrigo (ex-presidente da Câmara de Deputados) e Daniela Maia (secretária de Turismo da Prefeitura), suas grandes paixões, junto aos 8 netos.
Tanto os amigos do casal quanto dos filhos comentavam que Cesar e Mariangeles formavam um casal feliz. Em 2019, Cesar Maia disse a esta coluna: “Durante alguns anos, lá pela década de 1980, eu mal via minha mulher, Mariangeles; daí concluir que a política conseguiu interferir até na minha vida sexual, sem falar nos meus filhos, Rodrigo e Daniela, por absoluta falta de tempo. Eu saía muito cedo de casa para trabalhar e, quando retornava, já estavam dormindo. Quem nunca viveu isso? Os compromissos profissionais muitas vezes nos afastam do que gostamos de fazer, nos tiram do convívio daqueles que mais amamos e queríamos por perto.”
Dani Maia, secretária de Turismo do Rio, publicou: “Ficou a vida maravilhosa que minha mãe me proporcionou! Os ensinamentos, o amor e a força de uma mulher que, aos 21 anos, com dois filhos e casada com meu pai, se aventuraram a viver uma história de esperança e mudanças no acolhimento de muitos. Eram inseparáveis. Discreta e lutadora, fizeram juntos o que um casal sem medo, na oportunidade da vida pública, tocaram e chegaram no coração de muitos. Minha mãe cuidou de todos nós e foi o elo da nossa família. Me ensinou a força do amor”
Na manhã deste sábado, depois de decretar luto oficial de três dias, o prefeito Eduardo Paes publicou: “Mulher forte, mãe presente, atuante na obra social do Município, Mariangeles teve um papel fundamental nos 3 mandatos do Prefeito Cesar Maia.”
O velório será no Palácio da Cidade, em Botafogo, neste domingo (07/09), das 10h às 12h.