Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Milton Nascimento em arte, cenografia e decoração no camarote Portela

Todos os artistas selecionados têm alguma história relacionada ao homenageado da escola

Por lu.lacerda
Atualizado em 26 fev 2025, 19h43 - Publicado em 26 fev 2025, 19h00
A arte de Bea Machado vai ser a principal do camarote da Portela  (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Milton Nascimento, enredo da Portela (“Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol”), vai ser mostrado em todo o camarote da escola — na arte, cenografia e decoração, com direção criativa de Júlia Paula, arquitetura e cenografia de Bárbara Boy e Izabela Crescembine. “Será totalmente imersivo, com som da gravação do coral infantil Canarinhos de Petrópolis logo à entrada, passando por uma grande homenagem com o ‘Milagre dos Peixes’ (álbum censurado do Milton), azulejaria e muitos outros detalhes, além de um camarote plotado (coberto com adesivos)”, diz Júlia.

Yhuri Cruz
Trabalho do artista Yhuri Cruz (Divulgação/Divulgação)

O artista plástico carioca Yhuri Cruz criou a obra “Milagre dos Peixes”, feita com impressão em tecido com a letra da música, intervenção digital em lona acrílica e arte gráfica parecendo uma boca de tubarão, que vem no disco. “O camarote é azul, mas, quando chega na parede do artista, vira preto e branco — um ato para tratar do que foi essa obra do Milton na ditadura e como é que a gente expressa isso. Foi audacioso. Precisamos desse silêncio, dessa parede, dessa pausa de cores”, diz Júlia.

artista gráfica Ana Clara,
Trabalho da artista gráfica Ana Clara no banheiro do espaço (Divulgação/Divulgação)

A artista gráfica Ana Clara, tatuadora descendente de portugueses, levou a azulejaria com a história da escola para o banheiro do camarote.

Continua após a publicidade

Filho e neto de carnavalescos, o artista plástico Elpídio Barreto Lisboa, o Maradona, que reaproveita entulhos para fazer arte, criou o trem, símbolo mineiro, tanto nas ferrovias quanto na gíria. “Todos os artistas selecionados têm alguma ligação com a Portela ou com o enredo. Maradona tinha um irmão com quem deixou de falar; esse irmão morreu. Ele gostava muito do Milton. No enterro, Maradona saiu correndo para comprar uma caneta permanente porque queria escrever no caixão ‘qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar’, trecho de ‘Canção da América’, de Milton. Anos depois, ele encontrou sua sobrinha e descobriram que tinham a mesma tatuagem, a capa do álbum do Milton Nascimento, que é o trem. E aí o Maradona desenvolveu um trem com peças de motor de carro e computador, com mais de 2 metros de comprimento, em cima de um trilho”, conta Júlia.

congado
Congado, do mineiro Márcio Cintra (Divulgação/Divulgação)
bea
As artes de Bea Machado para ilustrar os baluartes da Portela (Divulgação/Divulgação)

O artista mineiro Márcio Cintra levou suas pinturas de cenas do Congado, festa folclórica típica de Minas; já a artista carioca Bea Machado levou elementos da arquitetura suburbana, como os caquinhos e pastilhas, fazendo moldura para as grandes personalidades da Portela e Milton. “Ela já fez nove pinturas exclusivas para a Portela;  a escola abriu pra gente dar esse spoiler no camarote, no segundo andar. Ela pintou o rosto do Milton que vai para a avenida e também estampa o espaço”, finaliza Júlia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.