Meditação faz parte da programação do G20
"Lynch tem enfisema pulmonar, raramente sai de casa, mas vai falar com o grupo por vídeo", diz Kléber Tani, maior nome da MT no Brasil
A Meditação Global, como parte da programação do G20 (de 14 a 19/11), será realizada no domingo (17/11), das 10h às 12h, no Museu Naval, Centro. Trata-se de uma parceria do Instituto David Lynch Brasil e da Meditação Transcendental, tendo à frente Kléber Tani, maior nome dessa técnica no Brasil.
Lynch, o cineasta ganhador de três Oscar, que virou guru da MT, defende a meditação nas escolas, para combater a violência — em 2008, ele esteve no Brasil com a intenção de levar às escolas a técnica da meditação transcendental, como fez em outros países. O cineasta, autor do livro “Em águas profundas – Criatividade e meditação”, rodou por quatro capitais brasileiras em nove dias, sempre declarando que isso ajudaria a livrar nosso país da violência.
Desta vez, Lynch participa do evento, falando sobre os benefícios da prática da MT em grupo para a paz mundial e mudanças climáticas. “O evento vai envolver o mundo inteiro meditando no mesmo horário; no dia, Lynch vai falar por um telão. Ele tem problema de enfisema pulmonar, raramente sai de casa e faz tudo por teleconferência, mas vai falar com o grupo”, afirma Kléber.
Nos últimos 48 anos, foram mais de 65 estudos de demonstração dessa técnica, criada por Maharishi Mahesh Yogi, sendo a maioria publicados em revistas científicas internacionais. Em todos os casos, os resultados mostraram diminuição da violência e conflitos, bem como uma influência positiva em diversos indicadores sociais, ambientais e econômicos.
O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da MT. Incrições aqui, com lugares limitados.