Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Margareth Dalcolmo comenta demissão de Nísia Trindade, em nome dos médicos

"Nísia merece muito reconhecimento e respeito. Estamos decepcionados, não pela troca em si, mas pelo jeito que foi feita"

Por lu.lacerda
Atualizado em 26 fev 2025, 13h06 - Publicado em 26 fev 2025, 10h00
As médicas Nísia Trindade e Margareth Dalcolmo
As médicas Nísia Trindade e Margareth Dalcolmo (Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade

Sobre a demissão de Nísia Trindade, ministra da Saúde, sob uma fritura pouco vista: “Nísia merece muito reconhecimento e respeito. Estamos decepcionados não pela troca em si, é do jogo político, mas pelo jeito que foi feita. A Nísia merecia mais deferência e cuidado, até por ela ser muito elegante no trato com todo mundo. Falo por mim e em nome da maioria de nós, médicos, que tivemos o privilégio de trabalhar com ela”, diz Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e pesquisadora da Fiocruz.

E segue: “Nísia certamente é superior a qualquer função que exerça, como eu já me manifestei. É generosa no entendimento das diferenças e isso fez com que conquistasse, entre nós médicos, muito respeito e somos muito gratos a ela por causa disso. Sei que certamente é. Falo em nome da maioria de nós.

A ministra, que presidiu a Fiocruz durante a pandemia de Covid-19, exonerada nessa terça (25/02), depois de dois anos no posto, foi a primeira mulher a comandar o Ministério da Saúde.

Nas redes, várias pessoas estão subindo a hashtag #respeitanisia.

A antropóloga Lilia Schwarcz disse “lamento muito. Nísia é uma ministra profissional, competente e comprometida com seu trabalho. Já seu ministério tem muito dinheiro e é sempre invejado pelos políticos e tubarões de Brasília. Ainda bem que Nísia, como acadêmica brilhante que é, não depende do governo. Na demissão, Lula estava nitidamente constrangido. Ela foi ovacionada. Muito mais que o presidente e demais ministros presentes”.

Continua após a publicidade

O filósofo Leonardo Boff lembrou outro momento: “Entendo alguma coisa do mistério da Santa Trindade, Mas não entendo quase nada dos mistérios da política partidária oficial. Demitir Nísia Trindade, grande cientista, a quem o Papa num congresso na Fiocruz enviou uma mensagem, vai além do meu pensamento. Ela reergueu o SUS e honrou o BR”.

O vereador Chico Alencar disse: “Defensora do SUS, técnica com gestão reconhecida na Fiocruz, com espírito público e sensibilidade social, recebeu uma máquina enorme e devastada (lembre dos 4 antecessores da era caótica de Bolsonaro e dos 700 mil mortos na pandemia). O mundo da política cobra resultados, celeridade, ‘entrega’ – pra usar a palavra da moda. Qualquer gestora ou gestor tem falhas, mas o saldo de Nísia é positivo. Sai com grandeza. Discordo da demissão. Padilha, seu sucessor, deveria aproveitar sua equipe. E, logo se verá, vai colher os frutos do que seus dois anos à frente do Ministério da Saúde semeou”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.