MAC: noite em homenagem à gastronomia coreana. Veja fotos!
Convidados aprenderam a preparação do Kimchi, prato típico da Coreia do Sul, o "arroz com feijão" dos coreanos
O Bistrô do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), na Boa Viagem, teve uma noite de deleite com o evento “Sabor do Kimchi”, nessa segunda (11/11), comemorando o prato símbolo da gastronomia coreana, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco desde 2013.
A mestre de cerimônias foi a jornalista e crítica gastronômica Luciana Fróes e o Kimjang (preparação do prato) foi feito pela chef Yunjae Hwang para jornalistas, influenciadores e críticos gastronômicos. “A culinária coreana é diversa, com muitos pratos de vegetais, proteínas e alimentos cozidos – diferente da fritura chinesa ou do sushi japonês. O kimchi, assim como a feijoada no Brasil, é um elemento essencial e marcante nas refeições coreanas. Pode ser feito com acelga, repolho, pepino e outros vegetais. Espero que eventos como este ajudem a divulgar o kimchi ainda mais”, diz Yunjae Hwang.
O evento foi uma homenagem ao G20, fórum de cooperação econômica internacional, que acontece no Rio de 14 a 20 de novembro, e também para destacar os produtos usados no prato, como miojo e mandu (pastéis coreanos) e a união das duas culinárias, com receitas de pão de queijo com kimchi, arroz frito com kimchi e bolinhos de arroz de kimchi.
Uma das surpresas foi uma competição inspirada na série “Guerra Culinária”, da Netflix, em que os participantes criaram seu próprio bolinho de arroz de kimchi, além da degustação às cegas.