Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Lula no Rio com a mira afiada: “Um picareta que não fez porra nenhuma”

Lula anunciou a abertura dos pedidos para a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), já a partir de quinta (16/10)

Por lu.lacerda
Atualizado em 15 out 2025, 20h29 - Publicado em 15 out 2025, 17h00
Eduardo Paes em discurso; Lula e Roberto Medronho, reitor da UFRJ
Eduardo Paes em discurso; Lula e Roberto Medronho, reitor da UFRJ  (Tomaz Silva/Agência Brasil e Ricardo Stuckert/Divulgação)
Continua após publicidade

Em visita ao Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, na Barra, nesta quarta (15/10), comemorando o Dia do Professor, o presidente Lula anunciou a abertura dos pedidos para a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), já a partir de quinta (16/10). O documento facilita o acesso a benefícios para a categoria, como descontos e vantagens.

A plateia, com muitos professores da rede municipal, lotou o auditório para ouvir os políticos — entre eles, o prefeito Eduardo Paes, o ministro da Educação Camilo Santana, o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, além de secretários estaduais e municipais, deputados e o reitor da UFRJ, Roberto Medronho.

A UFRJ abriu o evento com um vídeo em que Medronho dizia: “Só peço aos meus alunos uma coisa: ganhem o mundo”, seguido de depoimentos de professores. A universidade foi eleita neste ano a melhor federal do país pelo Center for World University Rankings (CWUR) e, no cenário latino-americano, a 5ª melhor instituição de ensino superior.

O presidente estava com a mira afiada: “Gente, esse estado aqui… quantos governadores tiveram presos? Esse estado era pra ser rico! Não consigo entender, Eduardo Paes, como é que esse estado, altamente politizado, elege um cara pra governador que era um juiz, um picareta que ficou aí, não fez porra nenhuma, se meteu na corrupção e foi eleito. Eleito em nome de quê? Em nome de combater a corrupção? Que corrupção?”, referindo-se a Wilson Witzel, eleito governador em 2018, derrotando Eduardo Paes no segundo turno.

Lula também fez um apelo direto à plateia para que os eleitores participem mais da política: “Quando acharem que o Lula não presta, que o Eduardo Paes não presta, que os vereadores não prestam, é direito de vocês acharem. Mas, pelo amor de Deus, ao invés de votar em alguém pior, sejam vocês candidatos”.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês