Leonardo Metsavaht: tecnologia e ciência pedalam juntas
Biocinética 3D é um exame com tecnologia de alta precisão que analisa o corpo humano em movimento







A tecnologia pedala mais rápido que, digamos, uma Fernanda Keller, única brasileira no Hall da Fama do Ironman do Havaí, uma das palestrantes do lançamento da análise biocinética do ciclismo, do IBTS (Instituto Brasil de Tecnologia e Saúde), nessa segunda (01/09), convidada do ortopedista Leonardo Metsavaht, diretor do instituto.
A atleta falou do que sabe sobre o ciclismo, assim como Armando Barcellos, ex-triatleta (foi chefe de equipe do triathlon no Jogos Olímpicos de 2004), e João Felipe França, cardiologista da equipe campeã do Race Across América.
“A análise biocinética é um exame que converge o movimento tridimensional aos componentes biomecânicos de força, ativação neuromuscular e amplitude de movimentos para identificar os fatores de sobrecarga responsáveis pelas lesões ou dor músculo-esquelética, o que facilita a performance e a prevenção de lesões no ciclismo”, diz Leonardo.
Também esteve no evento Gustavo Leporace, fundador e diretor da Biocinética, em conversa com os treinadores profissionais e atletas de grande destaque no Rio, como Beto Lundgren, Walter Tuche, e Jefferson Deco, sobre a importância da análise 3D e o grande passo para a performance do esporte com segurança e saúde em um dos esportes que mais crescem no Brasil.
“O ciclismo é bom para as articulações porque tem baixo impacto, movimenta as articulações de uma forma saudável e reforça a musculatura em torno das articulações. Cada ciclista tem suas próprias características biomecânicas, influenciadas por idade, nível de experiência, histórico de lesões e estilo de vida. A biocinética identifica padrões individuais que permitam personalizar estratégias de prevenção e reabilitação”, explica Metsavaht.
O exame é praticamente uma obrigatoriedade para atletas de alto rendimento, mas qualquer pessoa interessada em melhorar a saúde musculoesquelética pode encontrar valor no exame, para identificar áreas de fraqueza ou sobrecarga e criar um programa de exercícios personalizados.