Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Jornalista lança livro com histórias do Botafogo, como a 1ª Libertadores

Entre muitas, o livro conta a história de um torcedor que levou as cinzas do pai para o estádio Monumental, onde o time ganhou a final da Libertadores

Por lu.lacerda
Atualizado em 10 jun 2025, 18h55 - Publicado em 10 jun 2025, 18h00
O ator Antônio Bento Ferraz, que fez um texto para o livro, com a autora Aline Bordalo; João Paulo Magalhães Lins, presidente do Botafogo, e Henrique Carlos de Andrade, presidente do TRE (Wallace Lima/Divulgação)
Continua após publicidade
O ex-jogador Carlos Roberto e Aline Bordalo
O ex-jogador Carlos Roberto e Aline Bordalo (Wallace Lima/Divulgação)
Rafael Picciani e Aline Bordalo
Rafael Picciani e Aline Bordalo (Wallace Lima/Divulgação)
João Paulo Magalhães Lins e Aline Bordalo
João Paulo Magalhães Lins e Aline Bordalo (Wallace Lima/Divulgação)

A jornalista Aline Bordalo lançou o livro “2024 – o ano do renascimento”, nessa segunda (09/06), na sede do Botafogo, no bairro homônimo, contando tudo o que se passou dentro e fora de campo, sob o olhar de uma torcedora apaixonada na campanha do time na Libertadores e no Brasileiro ano passado.

Depois de receber o autógrafo, o presidente do Botafogo, João Paulo Magalhães Lins, se deleitou conversando com os torcedores, vários deles fanáticos pelo clube, como o ator Antônio Bento Ferraz, que escreveu um texto falando sobre o amor do pai, o também ator e diretor Buza Ferraz, no ar, como o médico Marcos de “História de Amor”, em Vale a Pena Ver de Novo, na TV Globo, morto em 2010; Carlos Roberto, jogador alvinegro da época de Garrincha; Léo Russo, afilhado de Beth Carvalho que regravou a música dela “Esse é o Botafogo que eu gosto” e assim vai.

Continua após a publicidade

Entre muitas, o livro conta a história de um torcedor que levou as cinzas do pai para o estádio Monumental, onde o time ganhou a final da Libertadores, passando por todos os detectores.

Presença constante no Estádio Nilton Santos, Aline registrou imagens, entrevistou torcedores, transcreveu coletivas e publicou reportagens em seu canal no YouTube, Botafogo Nela, com prefácio do técnico Artur Jorge.

“Releio várias vezes o que escrevi e ainda é difícil acreditar que não foi ficção. Fiz questão de incluir no texto as músicas cantadas pela nossa torcida e o que foi falado pelos nossos jogadores antes e depois de cada jogo. A cereja do bolo foi o prefácio do Artur, onde descreve o que sentiu e passou para os jogadores assim que chegou ao Botafogo. Quando bater aquele desânimo, natural do torcedor, basta folhear as páginas e reviver aqueles momentos únicos”, diz Bordalo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês