Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

JB vai produzir mudas da histórica talipot e doar para praças e parques

A aparição não é exclusiva do JB: elas também têm atraído muito carioca e turista ao Aterro do Flamengo

Por Daniela
27 nov 2025, 18h08
talipot - jardim botanico rj - foto carolina morena
As talipots no JB (Carolina Morena/Divulgação)
Continua após publicidade

O Jardim Botânico do Rio acaba de entrar na fase “mamãe natureza coruja”: os frutos da palmeira-talipot — aquela que floresce uma única vez na vida em 50/70 anos — serão usados para produzir mudas que poderão ser distribuídas para praças e espaços públicos. É quase como assistir a despedida de uma diva que, antes de sair de cena, deixa milhões de herdeiros.  Originária do sul da Índia e do Sri Lanka, a talipot pode atingir até 30 metros de altura e produzir cerca de 25 milhões de flores e, consequentemente, muitos frutos.

“As flores dão origem aos frutos. Depois da frutificação, ela perde as folhas e morre. O processo é lento e dura cerca de um ano, tempo necessário para que os frutos amadureçam e caiam. A estratégia dela é garantir a continuidade da espécie, mesmo que o indivíduo desapareça. Por isso pretendemos produzir mudas a partir dos frutos, que poderão ser disponibilizados para plantios em praças e espaços públicos”, diz  o pesquisador Marcus Nadruz, coordenador da Coleção Viva do JB.

A aparição não é exclusiva do JB: elas também têm atraído muito carioca e turista ao Aterro do Flamengo, de ambos os lugares plantadas por Burle Marx nos anos 1960 e parecem ter a mesma idade pela sincronia perfeita. Elas também estão no Sítio Burle Marx, mas ainda não floresceram.

Agora é aguardar a chuva de frutos — e, em breve, novas talipots brotando pela cidade (muita gente não vai conseguir ver esse belo espetáculo daqui a 50/70 anos).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 28,90/mês