Jazzistas bras. em festival francês com Robert Plant, Herbie Hancock etc.
MIMO Festival e o Jazz in Marciac fazem intercâmbio pela Temporada Cruzada Brasil — França 2025

Para um aficionado, estar no Jazz in Marciac, festival no pequeno vilarejo medieval no interior da França (região da Occitânia), é uma experiência quase mística, e é o que o MIMO Festival vai proporcionar.
Além de acontecer no Rio, em junho, o MIMO faz parte do intercâmbio pelos 200 anos de relações entre Brasil e França e vai levar artistas brasileiros para os palcos de lá, como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal & Grupo, Amaro Freitas Trio, Hamilton de Holanda Trio, Andrea Ernest Dias e Carlos Malta & Pife Muderno. O evento francês recebe anualmente 200 mil pessoas e está na 47ª edição, entre julho e agosto, e também estão na programação nomes destacados como Robert Plant, Ben Harper, Santana, Herbie Hancock, Gregory Porter, Wynton Marsalis e Tiken Jah Fakoly.
Em contrapartida, o Jazz in Marciac selecionará músicos franceses da atualidade para apresentações inéditas no Brasil. Ambos os festivais reservaram espaço para a Temporada Cruzada Brasil — França 2025, uma iniciativa bilateral organizada conjuntamente pelos governos brasileiro e francês.
Com direção artística de Lu Araújo, a edição deste ano acontece também em SP, Olinda (PE), onde nasceu o festival, e Amarante, em Portugal, entre junho e setembro. Já são 21 anos de história em 61 edições, passando por 14 cidades no Brasil e Europa, com um público total de mais de 2 milhões de pessoas. Além dos shows, sessões de cinema, workshops e debates