Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio
Continua após publicidade

Jantar na Firjan para Emmanuel Macron, que leva do Rio ótimas memórias

Destaque para a gastronomia, que o francês definiu como "maravilhosa", chamando as chefs Laura e Roberta Pederneiras ao salão

Por lu.lacerda
Atualizado em 19 nov 2024, 19h06 - Publicado em 19 nov 2024, 18h00
Fernando Haddad e Emmanuel Macron; as chefs Roberta e Laura Pederneiras com Emmanuel Macron  (Firjan/Divulgação)
Continua após publicidade
Eduardo Eugenio Gouvêa
Fernando Haddad, Emmanuel Macron e Eduardo Eugenio Gouvêa (Firjan/Divulgação)
Macron assinando o livro de ouro da Casa Firjan, entre o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e o presidente do Conselho Superior de Representantes da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira
Macron assinando o livro de ouro da Casa Firjan, entre o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e o presidente do Conselho Superior de Representantes da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira (Firjan/Divulgação)
pederneiras
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, Laura Pederneiras, Emmanuel Macron e Roberta Pederneiras (Firjan/Divulgação)
macron
Roberta e Laura Pederneiras com Emmanuel Macron (Firjan/Divulgação)
firjan
Todos os participantes do jantar (Firjan/Divulgação)
Continua após a publicidade

Emmanuel Macron deixa um rastro de simpatia neste G20: nessa segunda (18/11), aconteceu um jantar na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), em Botafogo, como um encontro de celebração, digamos assim, entre França e Brasil, com participação de empresários cariocas. E, ainda, com a presença do ministro da Fazenda Fernando Haddad e da ministra da Saúde Nísia Trindade (sem foto).

O presidente francês foi recepcionado pelo presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e pelo presidente do Conselho Superior de Representantes da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. Caetano destacou a importância do encontro, citando os fortes laços de amizade e de negócios entre os dois países.

Pelo lado francês, também compareceram os ministros Antoine Armand, da Economia, Finanças e Indústria, e Jean-Noël Barrot, da Europa e das Relações Exteriores. No grupo de empresários brasileiros, estavam Ricardo Botelho, CEO da Energisa; Oskar Metsavaht, fundador da Osklen; Rubens Ometto, presidente do Conselho de Administração do Grupo Cosan; Armínio Fraga, CEO da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central; João Roberto Marinho, presidente do Conselho do Grupo Globo, Paulo Drago, CEO da Natural da Terra; e Dennys Spencer Maio, diretor de Operações da Ambipar.

Continua após a publicidade

As fortes relações comerciais entre a França e o Rio, com grandes empresas francesas aqui instaladas, a expansão do Complexo Industrial de Saúde, no Rio, e o Mercosul foram temas debatidos entre Macron e os convidados. O que não falta entre nós são empresas francesas: L’Oréal, TAG, Saint-Gobain, Voltalia, Michelin, EDF, Jirau Energia. E, por fim, certamente levando boas memórias, Macron assinou o livro de ouro da Casa Firjan.

Mas deleite mesmo foi com a gastronomia, que ele definiu como “maravilhosa”, elogiando mais ainda o canelone de abacate com cavaquinha e ovas. Na cozinha, as chefs Laura e Roberta Pederneiras, chamadas ao salão, a seu pedido. E, na hora da foto, pediu que estivessem os “funcionários da cozinha”. Antes, a única restrição para Emannuel e Brigitte (que acabou não aparecendo) foi peixe de água-doce e nada mais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.