Itamar Vieira Júnior e Manuela Navas trocam inspirações no “Art Talks”
O projeto acontece desde a 1ª edição da feira, em 2011, com vários encontros anuais













O escritor Itamar Vieira Júnior e a artista plástica Manuela Navas, em conversa mediada por Domi Valansi, falaram para 70 convidados no “Art Talks”, evento da Prio e da ArtRio, no terraço da Prio, na Praia de Botafogo, nessa quarta (15/10).
O projeto “Art Talks” acontece desde a 1ª edição da feira, em 2011, com vários encontros anuais (e não só durante o evento), sempre com convidados escolhidos pela equipe de curadores da mostra, que organizam mesas de debate específicas sobre temas variados e em lugares diferentes da cidade. Em julho, por exemplo, foi no Fairmont, em Copa, tendo como tema “A pintura contemporânea”. Até o fim do ano, ainda deve acontecer mais um encontro, por enquanto, sem data, lugar ou tema escolhidos.
Logo no início, a conversa já foi nostálgica: Itamar lembrou da infância quando lia tudo que aparecia e pensava “eu quero escrever isso um dia”, enquanto Manuela contou que foi um livro infantil dos Irmãos Grimm que primeiro lhe mostrou que não só a palavra, mas o desenho, também conta história.
Itamar lançou essa semana “Coração Sem Medo”, o 3º e último da “Trilogia da Terra” — que começou com “Torto Arado”, seguido por “Salvar o Fogo”. O novo livro é sobre Rita Preta, mãe solo de Salvador, com três filhos, que parte numa busca desesperada quando um deles desaparece. “Precisamos fazer um futuro diferente”, disse.
Já Manuela, artista plástica nascida no interior de São Paulo, disse que sempre conta suas histórias através de imagens. Ao investigar o passado e a história, busca entender as razões do presente ser como é. E reforça “quanto mais penso em mim, estou também contando do outro. Quanto mais familiar, mais coletivo”.
Navas colaborou com Itamar no livro “Chupim” (infantil).