“Invertida”, com Fiorella Mattheis: “Luxo é ser sustentável”
Neste momento, ela toca um projeto especial, com Thales Bretas, dermatologista e viúvo do ator Paulo Gustavo

As bolsas da ex-modelo e atriz Fiorella Mattheis nunca ficam sob uma camada de pó no fundo do armário. Isso é impossível! Ela acaba doando para a sua própria empresa, a Gringa, brechó de marcas exclusivas, fundado em 2020, e-commerce de acessórios, roupas, bolsas e sapatos que faz intermédio de compra e venda entre pessoas físicas, com leilões pontuais para projetos sociais.
Fiorella sempre teve um pé na espiritualidade: por anos, estudou Cabala com o professor Shmuel Lemle, levando o que aprendeu para a sua vida, o que certamente influenciou seu trabalho.
Trocar os sets de filmagem e passarelas por planilhas, reuniões e leilões beneficentes pode parecer uma virada radical. E foi, para se dedicar a essa grande paixão, o empreendedorismo, depois da família, claro. Fiorella é casada com Roberto Marinho Neto, executivo da Globo Ventures, braço do Grupo Globo, com quem tem dois filhos: Roberto, de 2 anos, e José, que faz 1 ano em agosto.
Neste momento, ela toca mais um projeto especial, com Thales Bretas, dermatologista e viúvo do ator Paulo Gustavo. Até 18 de agosto, a plataforma faz um leilão com peças usadas pelo humorista: roupas e acessórios de espetáculos, filmes e momentos marcantes. Todo o valor vai para as Obras Sociais Irmã Dulce, instituição com a qual Paulo tinha forte ligação e já havia doado mais de R$ 1,5 milhão.
A escolha da Gringa para o leilão teve um motivo afetivo: a amizade entre Fiorella e Paulo, que se conheceram na época da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). São mais de 70 peças do acervo pessoal, usadas em diversos programas de TV.
Modesta, na descrição do seu perfil, Fiorella se diz “incentivadora da moda circular”, mas o negócio, fundado em 2020, já movimentou mais de R$ 150 milhões em peças de segunda mão, transformando o “second hand” em sinônimo de desejo e autenticidade: “A Gringa é um manifesto sobre o futuro do luxo”, diz ela, apaixonada por moda e consumo consciente, à frente de 55 funcionários.
Leia sua entrevista:
UMA LOUCURA: Meus cinco saltos de paraquedas! Loucura maior ainda foi repetir essa loucura – rs.rs. Acho que é algo para se fazer uma vez na vida, e chega! Acabei insistindo nisso no auge da paixão do início do meu namoro com Roberto, meu marido e paraquedista. Não me arrependo jamais — fizemos saltos incríveis juntos, em lugares paradisíacos, mas hoje, com dois filhos, não posso pensar nessa ideia!
UMA ROUBADA: Eu sou extremamente caseira, vivo para minha família e amo ficar e receber em casa. Hoje em dia, sair à noite tem sido uma roubada (ahahahaha), e ter a licença de ter dois filhos pequenos é a melhor desculpa!
UMA IDEIA FIXA: Liderar o mercado de segunda mão com a Gringa, minha empresa de revenda de moda! É algo em que acredito absolutamente e trabalho todos os dias da minha vida para levantar a bandeira do second hand! Comprar e revender é tao legal, sustentável, mais barato. Hoje, não se compra absolutamente nada novo se não desapegar de algo! Second hand é um luxo!!!
UM PORRE: Acho muito chato fazer skincare! Não tenho nenhuma paciência para passar milhões de cremes e máscaras e tudo que vemos por aí. Me resumo a não dormir com maquiagem, lavar o rosto e intercalar dois creme antes de dormir.
UMA FRUSTRAÇÃO: Não falar alemão! É a primeira língua do meu pai (Andreas), e minha mãe (Sandra) também fala. Tenho uma frustração enorme em não ter aprendido em casa, de pequenininha.
UM APAGÃO: Os primeiros dias após o nascimento do meu primeiro filho. Foi uma enxurrada de amor e uma paixão louca! Mas não consigo me lembrar de cada dia e das visitas que recebi. Sei quem foi, mas todos aqueles dias pareciam um só. Parecia que eu estava de “altos”, que o tempo havia parado. O mundo parou. Eu estava suspensa. Morro de saudade desses dias que nem me lembro bem, mas vivi!
UMA SÍNDROME: Sou obcecada por tirar tarefas da minha frente. Não gosto de ter nada pendente: tenho que resolver tudo na hora! Por isso, gosto tanto de compras online e delivery. Entro, resolvo e já vou para a minha próxima tarefa …ahhahaaha. Bem louca!
UM MEDO: De faltar para meus filhos! Viver já é muito perigoso, dizia Guimarães Rosa, e não posso correr mais nenhum risco! Quero aproveitar muito esta vida com eles, educá-los, descobrir o mundo, ver meus filhos crescerem e se realizarem como homens honestos, legais, que respeitam as diferenças e íntegros.
UM DEFEITO: Como amante de cafés especiais, cometo um grande erro: uso adoçante!
UM DESPRAZER: Acordar muito cedo! Hoje, com filhos, acordo às 7:30, e passei a ir dormir às 23h, mas acho um luxo poder levantar às 9/10!
UM INSUCESSO: Eu amaria saber dançar! Ballet, dança de salão, forró… Ser pé de valsa, sabe? Mas infelizmente meu sangue germânico segura meu gingado!
UM IMPULSO: Comprar bolsa — sou completamente apaixonada por bolsas!
UMA PARANOIA: Não tenho muitas. Não sou uma pessoa “pré-ocupada”! Acredito que tudo vai dar certo; de um jeito ou de outro, tudo se resolve. Sou organizada, precavida e fico tranquila com as mudanças das coisas que não posso controlar! Mas, se tiver uma luz, por menor que seja no meu quarto, eu não consigo dormir!