Heloisa Teixeira (1939-2025): festa de aniversário com feijoada e bobó
"Viva Helô Viva!" vai acontecer no Al Farabi, com homenagens e samba

No sábado (26/07), a partir das 14h (vai dar sol!), acontece o evento “Viva Helô Viva!”, pelo aniversário de 86 da acadêmica Heloisa Teixeira, no Al Farabi, ou Alfa, no Boulevard Olímpico, com feijoada, bobó de camarão e samba com o grupo Beba da Fonte.
“Morte é a ausência de saudade, o vazio do legado. Por isso Helô Vive! Por essas e outras convidamos você que ama Helô Teixeira, que conheceu Heloisa Buarque de Hollanda, que foi aluno, que é amigo, todos que algum dia tiveram a oportunidade de pelo menos viajar ao seu lado numa condução ou avião (por que não?)… Todos que leram, ouviram e que de alguma forma foi tocado por ela, seu riso ou afeto. Todas e todos que a amaram, gostaram, admiraram e se surpreenderam… Venha celebrar conosco essa mulher sem igual no dia em que ela faria, fez, faz e sempre fará aniversário. Nossos corações merecem!”, diz o convite.
Enquanto isso, até outubro acontece o Curso de Formação de Escritores da Universidade das Quebradas (criado por ela, em 2009, na Faculdade de Letras da UFRJ), na Academia Brasileira de Letras (ABL), em parceria com o Instituto Odeon. O tema escolhido por Helô, antes de morrer, foi “Suassuna Quebradeiro”, homenagem a Ariano Suassuna e à cultura nordestina, com 50 alunos inscritos. O primeiro curso foi em 2024: “Machado Quebradeiro”, formando 45 novos escritores periféricos, de onde saiu o livro “Machado Quebradeiro”, em parceria com a Flup, lançado na Bienal do Livro.
E como plus, que tal o documentário “Helô”, dirigido por Lula Buarque, seu filho, com intimidades maravilhosas?