Guns N’ Roses aprova e reposta o recém-chegado axolote ao BioParque
Como faz com todos os novos moradores, o nome é de responsabilidade do público


O BioParque foi notado pela banda Guns N’ Roses, que repostou (Instagram) a escolha do nome dado ao novo axolote do parque: Axl Rose, o vocalista da banda que, pensando bem, se parecem muito. Como faz com todos os novos moradores, o nome é de responsabilidade do público e no “Reino dos Axolotes”, inaugurado dia 4 de outubro, ainda tinha um precisando do batismo e foi escolhido Axl entre Charlotte, Xiquita, Banguela e Mia.
O axolote (Ambystoma mexicanum) é praticamente um herói biológico, mantém características de larva (brânquias) mesmo quando adulto, num fenômeno chamado neotenia, um anfíbio raro e famoso pela capacidade absurda de regenerar membros, partes do cérebro, coração e outros tecidos — sem deixar cicatriz.
O que não acontece com o verdadeiro Axl — segundo rumores, suas mais conhecidas cicatrizes são relacionadas a transplantes capilares e, mais recentemente, a cirurgias plásticas no rosto.
Os novos moradores do parque chegaram depois de apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, em 2022, vítimas do tráfico ilegal, resgatados em condições precárias, acolhidos no BioParque Pantanal, onde se reproduziram. Em maio de 2025, o grupo foi transferido para o Rio e acompanhado tecnicamente pelo AquaRio, até a abertura do novo espaço temático.