 
							A imprensa internacional repercutiu a operação policial que deixou mais de 60 mortos no Rio nesta terça (28/10).
O britânico The Guardian, por exemplo, afirmou que o Rio está “em guerra” e vive “o pior dia de violência da história”: “A operação realizada antes do amanhecer provocou intensos tiroteios dentro e nos arredores das favelas do Alemão e da Penha, onde vivem cerca de 300 mil pessoas. Traficantes da facção criminosa Comando Vermelho começaram a atirar e incendiaram barricadas e carros enquanto policiais civis, militares e forças especiais avançavam”, diz a reportagem de Tom Phillips, correspondente do jornal.
A Reuters lembrou que a operação acontece poucos dias antes de eventos para a COP30, como o encontro global de prefeitos, e o Earthshot Prize, premiação criada pelo príncipe William. A reportagem mostra que ações policiais de grande escala são comuns no Rio antes de eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e a cúpula do G20 em 2024.
Já o Clarín, da Argentina, escreveu que foram cenas de guerra relembrando o histórico do Comando Vermelho no estado, surgido nas prisões na década de 1970 e tornando-se uma poderosa organização criminosa, envolvendo tráfico de drogas, assaltos a bancos e outros crimes.
A rádio francesa RFI citou relatos de policiais fortemente armados e relembrou dados sobre a violência na cidade: “Operações policiais pesadas são comuns no Rio, principal polo turístico do Brasil, especialmente nas favelas, bairros pobres e densamente povoados, frequentemente dominados por traficantes de drogas.
 
                 Expo Araruama agita a Região dos Lagos com shows gratuitos
Expo Araruama agita a Região dos Lagos com shows gratuitos “Some ou suma”: o recado de Cláudio Castro após megaoperação policial
“Some ou suma”: o recado de Cláudio Castro após megaoperação policial Quem era a Japinha? Musa do crime foi morta durante operação contra o CV
Quem era a Japinha? Musa do crime foi morta durante operação contra o CV Megaoperação: resultado de pesquisa sobre aprovação ou não da sociedade
Megaoperação: resultado de pesquisa sobre aprovação ou não da sociedade Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										





