“Gol de letras”: mais um ciclo sobre futebol na ABL
Fernanda Abreu, que vai cantar o hino do clube no evento
A Academia Brasileira de Letras anda cada vez mais próxima ao público, desta vez pelo futebol. O jornalista João Carlos Eboli vai mostrar toda sua paixão pelo Vasco na conferência “Vamos todos cantar de coração”, na terça (26/11), na ABL, com coordenação de Ruy Castro (ele é rubro-negro, acompanha todos os jogos de seu time e é autor do livro “O vermelho e o negro, pequena grande história do Flamengo”), e participação de Fernanda Abreu, que vai cantar o hino do clube – ela é cruzmaltina e foi quem gravou a faixa-tema da festa de 113 anos do clube, “Vou Subir a Colina”, em 2011.
Na conferência, Eboli vai falar sobre os vínculos emocionais, afetivos e sentimentais que, como torcedor apaixonado, mantém, há mais de 70 anos. “A luta árdua em favor da democracia e da inclusão social fez do Vasco um clube do povo, respeitado e admirado não apenas no Brasil, como no exterior. Com a mesma garra e determinação, foi construído o estádio de São Januário, à época o maior da América do Sul, condição imposta pelos clubes de elite para que o Vasco permanecesse na disputa do campeonato de futebol do Rio”, diz João Carlos sobre um dos primeiros clubes a abrir espaço para jovens negros e pobres.
Aos cariocas vascaínos, a entrada é gratuita e inscrições pelo https://www.even3.com.br/vamos-todos-cantar-de-coracao-469863/
O evento é o fim do ciclo “Gol de letra”, inaugurado por Ruy no início de novembro, tendo como tema o Flamengo; depois seguiu com Botafogo, com o ator Hélio de La Peña; e Fluminense, com o jornalista Pedro Bial.