Geração Z: transformações no setor de supermercados
Além da conveniência, a geração influencia diretamente as estratégias de marketing e vendas nas redes sociais

A Geração Z, dos nascidos entre 1997 e 2012, está provocando uma mudança no comportamento de consumo dos supermercados, preferindo a praticidade das compras online. “É fundamental que o setor esteja atento às demandas dessa geração porque eles possuem muito mais informações e de forma mais instantânea do que as que as gerações que os antecederam. Isso faz deles pessoas mais atentas, não só na qualidade do produto que consomem, como também no atendimento, na variação de preços”, diz Fábio Queiroz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).
Segundo a pesquisa “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, da Neogrid e Opinion Box no fim de 2024, 56,4% dos brasileiros afirmam que fazem compras de supermercado online mensalmente e, semanalmente, o índice chega a 31,2%. Os fatores que mais influenciam a preferência são preços mais baixos (34,6%), promoções exclusivas (32,3%) e comodidade/praticidade (29,1%).
Além da conveniência, a geração influencia diretamente as estratégias de marketing e vendas nas redes sociais e outras plataformas que se tornaram vitrines digitais onde influenciadores divulgam receitas, produtos e novidades que rapidamente viralizam e todo mundo compra.
Dica de Fábio: “Os supermercados e varejistas precisam se adaptar, ir além do básico, oferecendo experiências de consumo cada vez mais conectadas, investir em experiências digitais, soluções sustentáveis e programas personalizados”.