Foi ao chão o prédio onde Raul Seixas compôs “Ouro de Tolo”, em Ipanema
Edifício não era tombado e foi comprado pela construtora Gafisa, que vai erguer no terreno um residencial de apenas oito unidades



Foi ao chão, nesta terça (30/09), o Edifício Caiçaras, na Epitácio Pessoa, 54, em Ipanema — onde Raul Seixas morou e escreveu “Ouro de Tolo”, em 1973.
Construído em 1949, em estilo art déco, o prédio tinha três andares, não era tombado e foi comprado pela construtora Gafisa, que vai erguer no terreno um residencial de apenas oito unidades — algumas em duplex — também com três pavimentos, portanto mais baixo que o antigo. Nada de estúdios compactos de até 40 m², praticamente uma febre recente em Ipanema.
Em frente ao Jardim de Alah, atualmente em processo de revitalização, o terreno é hoje um dos endereços mais valorizados da cidade. O pedido de demolição tramitava na Prefeitura desde 2023, dentro do programa Reviver Centro, que estimula construtoras a modernizar imóveis e ampliar gabaritos em áreas nobres.
Na letra citada, Raul ainda não havia decolado com sua banda Os Panteras: “Eu devia estar alegre e satisfeito por morar em Ipanema. Depois de ter passado fome por dois anos aqui na cidade maravilhosa”.
Em 2022, o acervo de O Globo divulgou fotografias inéditas de Raul no Rio. Numa delas, o cantor aparecia saindo do Caiçaras de bicicleta, a caminho da gravadora no Jardim Botânico — um protesto pessoal contra a poluição causada pelo excesso de carros na cidade de 1973. Visionário, como sempre.