Filme de Milton Nascimento em sessão aberta na Cinelândia
Público vai receber máscaras com o rosto do cantor (sim, um mar de Bitucas!) e ouvir músicas ao vivo com seu repertório

Nesta terça (28/10), às 18h30, Milton Nascimento vai ser celebrado em cinema ao ar livre pelo O “Projeto Cinelândia – Cinema na Rua”, com o doc “Milton Bituca Nascimento”, dirigido por Flavia Moraes, com o público usando máscaras com o rosto do cantor (sim, um mar de Bitucas!) e música ao vivo com seu repertório.
O telão será montado em frente à Banca do André, na Rua Pedro Lessa, coração da Cinelândia. A realização é do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), da própria banca e da Associação dos Servidores Públicos da Ancine, para tentar trazer a vocação cultural da Praça Floriano Peixoto, que, nos anos 1920, era o epicentro dos cinemas cariocas — antes de virar ponto de protesto, reunião e nostalgia.
Enquanto casarões do Centro pegam fogo, como o desta quarta (22/10), o projeto aposta na revitalização de parte da região, aproveitando a reabertura do Palácio Gustavo Capanema e a conexão com a esplanada do prédio modernista, passando pela Rua Pedro Lessa e arredores — um percurso que inclui a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Theatro Municipal, o Palácio Pedro Ernesto, o Cinema Odeon e o próprio CCJF.
O projeto-piloto foi em setembro, com o doc “Um Lobo entre os Cisnes”, sobre o bailarino Thiago Soares, com mais de 250 pessoas. A ideia é que a sessão de cinema sob as estrelas vire programa mensal, sempre gratuito, sem senha nem enrolação, com filmes brasileiros legendados em português e acessíveis para pessoas com deficiência auditiva.
“Queremos incentivar o acesso à cultura, um direito fundamental e universal, e ocupar a Cinelândia — um local emblemático e histórico para o cinema brasileiro”, diz Ricardo Horta, diretor-executivo do CCJF.
Se chover, será adiado.