Festa de Jorge Paulo Lemann: discrição é quase um fetiche
Roteiro de três dias de aniversário teve palestra de IA, distribuição de livros e "otras cositas más"

Sabe aqueles aniversários de bilionários da geração 30+? Festas cinematográficas, DJ, hashtag, influencer… Agora, troque a cascata de camarão por coisas, tais como: palestra de IA, distribuição de livros e “otras cositas más” (a melhor parte, rs). Foi assim o roteiro do aniversário de três dias de Jorge Paulo Lemann, economista suíço-brasileiro, que tem o Rio como protagonista em sua vida, 86 anos nesta terça (26/08), o 3º mais rico do Brasil, segundo a Forbes (em tirno de R$ 91,8 bilhões.)
Enquanto um empresário mineiro gastou R$ 15 milhões para a festa de 15 anos da filha, para 500 pessoas, na de Lemann foram 200 convidados em Zurique – uma programação que incluía visitas à universidade e palestras sobre inteligência artificial, energia, criptomoedas, filantropia, sistemas políticos e longevidade. Sobre esse tema, distribuiu o livro “Outlive: A arte e a ciência de viver mais e melhor”, de Peter Attia. Muito mais palestra de TED do que festão com DJ famoso. A discrição na vida de Lemann é quase um fetiche!
Teve jantar no sábado e, no dia seguinte, palestra de Roger Federer — o tenista é vizinho, amigo e sócio de Lemann na empresa que fabrica o tênis On. O empresário sempre foi apaixonado por tênis, começando a jogar aos 7 anos, no Country Club do Rio e, mais tarde, chegou a competir, sendo campeão em vários torneios. Depois de uma derrota, seguiu nos negócios, sem jamais abandonar o esporte.
Entre os convidados brasileiros, pelo que disse Lauro Jardim, estavam Marcel Telles e Beto Sicupira (os empresários que fundaram a 3G Capital com o aniversariante, com quem tem outros negócios), Guilherme Benchimol (XP), Daniel Goldberg (Lumina), Ana Maria Diniz (Península), André Street (Stone), Florian Bartunek (Constellation), Bruno Baptistella (Perfin), Alex Behring (3G) e Claudio Haddad (Insper), além da senadora Katia Abreu.