Exposições no CCC: Narcisa Tamborindeguy — o elo entre MG-SP-RJ
Abertura da coletiva “Correspondências: memórias e identidade”, e “O que te separa de mim?, intervenção-exposição da artista Patrícia Guerreiro














O Centro Cultural dos Correios inaugurou algumas mostras nessa quarta (20/08), entre elas, a coletiva “Correspondências: memórias e identidade”, com curadoria de Fabiola Notari, e “O que te separa de mim?, intervenção-exposição da artista Patricia Guerreiro, com curadoria de Lurdinha Piquet e Francela Carrera.
Na primeira, são 46 trabalhos, entre livros, instalações, pinturas, colagens, objetos, desenhos e bordados com artistas de vários estados no Brasil, como SP e Minas, fazendo uma ponte cultural. “Em uma época marcada pela velocidade dos toques e pelas mensagens descartáveis, esta mostra propõe um retorno — não ao passado em si, mas à densidade da troca, ao tempo da escuta, à delicadeza dos silêncios que uma carta pode conter”, diz Fabiola.
Já Guerreiro usou quase 4km de arame farpado para a praça central do edifício histórico, em três instalações também com aço, concreto e espelhos, visão poética e crítica às fronteiras: físicas, sociais, simbólicas. “As esculturas se erguem como muros cortantes, que ao mesmo tempo afastam e revelam. Nesse trabalho, a artista revela a potência estética e crítica”, diz Lurdinha.
Algumas artistas da coletiva não conheciam muita gente ali, já que eram de outros estados, mas, quando Narcisa Tamborindeguy chegou, viraram tietes na hora e fizeram selfie com a “the face of Rio!”
Fazem parte da coletiva: Aline Cavalcante, Ana Cris Rosa, Célia Alves, Christina Parisi, Clarissa M Zelada, Claudia Souza, Cris Marcucci, Daniela Karam Vieira, Irene Guerreiro, Leonor Décourt, Lidia Sumi, Lídice Salgot, Lucia Mine, Lucimar Bello, Maíra Carvalho, Margarida Holler, Renata Danicek, Rosa Grizzo, Sandra Lopes, Teresa Ogando, Tuca Chicalé e Vitoria Kachar.