“Eu estou com toda minha gente”: Jaime Lauriano inaugura mostra no Rio
Lauriano é considerado uma voz importante na arte contemporânea e tem obras em coleções no MASP, na Pinacoteca de SP e no MAR
“Eu estou com toda minha gente” é a nova exposição do paulistano Jaime Lauriano, inaugurada nessa quinta (23/10), na galeria Nara Roesler, em Ipanema, com texto do curador Ademar Britto.
No fim de novembro, mês da Consciência Negra, será lançado o livro “Jaime Lauriano – Mapeamentos” (Nara Roesler Books), com textos de Tadeu Chiarelli, Keyna Eleison e Sylvia Monasterios, em novo encontro na galeria.
Os trabalhos mostram um momento mais introspectivo do artista, passando da percepção subjetiva para os territórios sociais e políticos, uma marca sua. Lauriano é o autor dos textos inscritos nas pedras portuguesas da entrada do Museu de Arte do Rio (MAR) — a intervenção de 2023 tem nomes de doze regiões da África que sofreram com a escravidão no Brasil; e também a frase “A história do negro é uma felicidade guerreira” (2018), verso da música “Zumbi, a felicidade guerreira” (1984), de Gilberto Gil e Wally Salomão, composta para o filme “Quilombo”, de Cacá Diegues. Já o título vem da música “A Força da Jurema”, de Mateus Aleluia, Dadinho e Heraldo, gravada em 1973 pelo grupo Os Tincoãs.
No térreo da galeria, quatro peças da série “Pencas” chamam a atenção: esculturas em latão banhadas em cobre, presas a couro com argolas, com formas que lembram jatobás, búzios, sinos, alguidar… todos objetos de ritualística afro-brasileira, revisitando joias crioulas dos séculos XVIII e XIX, consideradas um patrimônio da Bahia e da cultura afro-brasileira.
Já no fundo do térreo, sob a claraboia, mostras intimistas, como as sete da série “o sobrado de mamãe é debaixo d’água”, criadas no período recente em que ficou mais recolhido pelas limitações de uma hérnia na coluna cervical.
Ministro do STJ critica retrocesso e elogia mostra sobre mulheres trans
Solidariedade e diversão: amigos repetem festa pelo INCA no Joá
Vale a viagem: as melhores casas de Búzios, Niterói e da Serra
VEJA RIO COMER & BEBER 2025: confira a lista de premiados
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa