Estreia de 2 mostras na Anita Schwartz: Claudia Melli e Maria Baigur
Lá pelas tantas, raios e trovões anunciavam a chuva. O comentário era que Iansã, retratada ali, chegava para as inaugurações
Por lu.lacerda
Atualizado em 10 abr 2025, 14h20 - Publicado em 10 abr 2025, 13h00
O casal João de Orleans e Bragança e Claudia Melli com Lauretta da Martinica; e a artista Maria Baigur e a curadora Fernanda Lopes (/Divulgação)
Continua após publicidade
João Orleans e Bragança, Maitê Proença e Claudia Melli (Cristina Granato/Divulgação) Anita Schwartz e Maria Baigur (Cristina Granato/Divulgação)
O casal Paulo Henrique Cardoso e Evangelina Seiler (Cristina Granato/Divulgação) Maria Paula com a mãe Alessandra Monteiro de Carvalho (Cristina Granato/Divulgação) Guilherme Coelho e Lauretta da Martinica (Cristina Granato/Divulgação) Patricia Mayer, Maria Luiza Viegas e Ricardo Mayer (Cristina Granato/Divulgação) Bel Lobo e o curador Márcio de Jagun (Cristina Granato/Divulgação)
Continua após a publicidade
Mauro Viegas e Cecília Fortes (Cristina Granato/Divulgação) Nina de Almeida Braga e Marcia Braga (Cristina Granato/Divulgação) Raul Mourão, Viviane Sampaio e Lauretta da Martinica (Cristina Granato/Divulgação) Claudia Melli e Luiz Carlos Nabuco (Cristina Granato/Divulgação) Janjão e Nazaré Metsavaht (Cristina Granato/Divulgação)
Continua após a publicidade
O casal José Bechara e Dedina Bernadelli (Cristina Granato/Divulgação) Stella Lutterbach como casal Mohamad El Gamal e Maria Cristina Orleans e Bragança (Cristina Granato/Divulgação) Paulo Reis e Chicô Gouvêa (Cristina Granato/Divulgação) Naná Paranaguá e Kitty Assis (Cristina Granato/Divulgação) Julia Almeida e Claudia Melli (Cristina Granato/Divulgação)
Continua após a publicidade
A artista Maria Baigur e a curadora Fernanda Lopes (Cristina Granato/Divulgação) Leôncio Schwartz e Ana Holck (Cristina Granato/Divulgação) Vera Saboya e Maria Baigur (Cristina Granato/Divulgação) Mercedes Masque, Vanda Klabin e Anita Schwartz (Cristina Granato/Divulgação) Cello Macedo, Claudia Melli e Zazá Piereck (Cristina Granato/Divulgação)
Continua após a publicidade
O casal Sol Melli e Bruno Antunes (Cristina Granato/Divulgação) Ira Etz e Dudu Garcia (Cristina Granato/Divulgação) Bia e Pedro Corrêa do Lago (Cristina Granato/Divulgação) Paulo Quinderé e Viviane Sampaio (Cristina Granato/Divulgação) O casal Luluta Alencar e Smael Vagner (Cristina Granato/Divulgação)
Continua após a publicidade
Lucia Guanabara, Jimmy Bastian, Angela Carvalho, Ana Cândida de Souza e Olga Oakim (Cristina Granato/Divulgação) Sidney Gonzalez e Blanche Costa (Cristina Granato/Divulgação) Claudia Melli e Bell Billys (Cristina Granato/Divulgação) Amanda Seiler com a mãe Evangelina Seiler (Cristina Granato/Divulgação) O casal Ana Caldas e Ricardo Nauenberg (Cristina Granato/Divulgação) Alessandra Monteiro de Carvalho e Iara Figueiredo (Cristina Granato/Divulgação) Claudia Mellin e Paulo Vivacqua (Cristina Granato/Divulgação) Julio Bandeira e Stella Lutterbach (Cristina Granato/Divulgação)
Duas exposições foram abertas na galeria Anita Schwartz, na Gávea, nessa quarta (09/04): “É da nossa natureza”, da carioca Claudia Melli, e “Quando vires um centauro, acredita nos teus olhos”, da baiana Maria Baigur.
Enquanto Melli traduz em pintura a conexão entre os orixás e a natureza, Baigur explora a fotografia não apenas como uma forma de olhar o mundo, mas também como construção da imagem. Formadas pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, ambas moram e trabalham no Rio.
No térreo, Melli apresenta uma série de pinturas inspiradas no afro-brasileiro de matriz iorubá, com curadoria do babalorixá Márcio de Jagum, em nove trabalhos inéditos com paisagens que evocam a espiritualidade de orixás, como Iemanjá, Oxum, Oxalá, Omolu e Exu.
Lá pelas tantas, raios e trovões anunciavam a chuva, que veio forte – o comentário era que Iansã, retratada ali, chegava para embalar a “gira” das inaugurações. “As obras estão repletas de vida própria; cada uma delas traz seu modo particular de ser pensada, compreendida e realizada. O trajeto não teria sido tão rico como experiência nem como qualidade das obras, não fosse o acompanhamento de Marcio”, diz Melli, que, em fevereiro, abriu a mostra “Respira” na Galerie Virginie Louvet, em Paris, ainda em cartaz.
Baigur ocupa o 2º andar, com curadoria de Fernanda Lopes, com cinco obras que investigam as etapas e os materiais do processo fotográfico: “A fotografia continua sendo a minha principal mídia, é a minha linha de raciocínio. No entanto, passei a explorar o universo dos seus materiais (papel, tinta, moldura, impressora), criando um corpo de trabalho que ainda se relaciona com a fotografia, sem recorrer a imagens fotográficas”, diz.
E assim aconteceu, entre cervejinhas, biscoito Globo, muitos amigos, conversas em dia… E nada de ansiedade climática com a chuvarada: ninguém ficou com medo – rsrsrsrsrsrs!
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do RJ
A partir de 35,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.