Esculturas em fio único: Caio Marcolini transforma metal em organismo
“Meu trabalho é um híbrido entre a trama do crochê e do tricô, mas feito em metal", diz
Por Daniela
Atualizado em 7 nov 2025, 16h13 - Publicado em 7 nov 2025, 15h00
Caio Marcolini e Nando Grabowski; Marcelo Gonçalves e Lia Marcolini Pinaud (Cristina Lacerda/Divulgação)
Continua após publicidade
Alessandra Monteiro de Carvalho e Adriana Lerner (Cristina Lacerda/Divulgação) Marcelo Gonçalves e Lia Marcolini Pinaud (Cristina Lacerda/Divulgação)
Marcus Vasconcellos e Caio Marcolini (Cristina Lacerda/Divulgação) Erika Thies e Bruna Snaiderman (Cristina Lacerda/Divulgação) Caio Marcolini e Nando Grabowski (Cristina Lacerda/Divulgação)
Continua após a publicidade
Joana Gongora e Nina Marcolini (Cristina Lacerda/Divulgação) Caio Marcolini entre Rodrigo Barreto e João Kist (Cristina Lacerda/Divulgação) Alice Almico e Clarice Rosadas (Cristina Lacerda/Divulgação)
Continua após a publicidade
Ana Dalloz, Lucas Murtinho, Bianca Teixeira e Caio Marcolini (Cristina Lacerda/Divulgação) Aline Mac Cord e Rafa Dias (Cristina Lacerda/Divulgação) Marcus de Lontra Costa, Alessandra Monteiro de Carvalho e Rafael Peixoto (Cristina Lacerda/Divulgação)
Continua após a publicidade
Lais Bravo e Rogério Emerson (Cristina Lacerda/Divulgação) Clarissa Hungria e Luanne Araújo (Cristina Lacerda/Divulgação) Caio Marcolini, Miguel Faria e Arianna Presentato (Cristina Lacerda/Divulgação)
Continua após a publicidade
Adriana Macedo e Caio Marcolini (Cristina Lacerda/Divulgação) João Caetano e Caio Marcolini (Cristina Lacerda/Divulgação)
Caio Marcolini, que vive entre o Rio e o Porto (Portugal), inaugurou a mostra “Criaturas”, na Cassia Bomeny Galeria, em Ipanema. O título vai direto ao ponto: ele é reconhecido por suas esculturas em metal criadas com uma técnica de entrelaçamento usando um único fio. Com curadoria de Marcus Lontra, são dez trabalhos inéditos de três séries distintas — “Sistemas”, “Híbridos” e “Colônia”.
Continua após a publicidade
“Meu trabalho é um híbrido entre a trama do crochê e do tricô, mas feito em metal. É como se cada célula pudesse se multiplicar em novas formas. Tudo é manual, cada fio é tecido à mão, e o trabalho vai se transformando no próprio ato de fazê-lo”, diz ele.
As estruturas de Marcolini são flexíveis e leves, podendo ser facilmente transportadas, carregadas, rearranjadas e até vestidas.
A exposição segue em cartaz até 18 de dezembro
Acompanhe as publicações dos seus autores favoritos
Aplicativo
Leia todas as revistas em um só app
Sites
Acesso ilimitado aos sites
Leia offline
Baixe e leia as edições digitais no app até onde não tem internet
Clube
Ingressos com super descontos
Leia também no
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do RJ