Entre fé e sonho, Mulambõ inaugura mostra no Museu da República
São pinturas, objetos e instalações, todas inspiradas na casa onde o artista cresceu e hoje mantém seu ateliê, em Saquarema (RJ)

Setembro no Rio está em ritmo artístico acelerado e, nesse fim de semana, teve abertura da mostra “O Canto da Vila”, 13ª individual do artista visual Mulambõ, na Galeria do Lago, no Museu da República. O artista, que já passou pelo MASP e Inhotim, também será um dos destaques da ArtRio, de 10 a 14 de setembro, na Marina da Glória.
A curadoria é de Isabel Portella, que criou uma versão ampliada da mostra que passou por Saquarema, cidade do artista, entre junho e julho. Por aqui ganhou novos temas, trabalhos inéditos e ambientação que entrelaça território, memória e identidade.
São pinturas, objetos e instalações, todas inspiradas na casa onde o artista cresceu e hoje mantém seu ateliê, na cidade litorânea. “Levar esses elementos pessoais para um museu é afirmar: isso também é arte, isso também é história. A exposição vira quase um território, um espaço de afirmação”, diz ele.
Como parte da programação da ArtRio, na sexta (12/09), às 14h, ele e Isabel Portella vão fazer uma visita mediada gratuita.