Encontro de nomes que combatem a violência contra a mulher
"Prêmio Empoderadas" faz homenagem a Luana Piovani, Mariana Santos, Luiz Brunet, entre tantas












Desde que chegou ao Brasil, vinda de Portugal, onde mora, em meados de novembro, Luana Piovani não sai das mídias nem das redes. Todo dia é uma novidade – a dessa segunda (09/12) foi no “Premio Empoderadas”, no Copacabana Palace, do governo do Estado, que homenageia pessoas que se destacam no enfrentamento à violência contra a mulher.
A 5ª edição teve apresentação da atriz Isabel Fillardis, direção de Pablo Falcão e roteiro de Dimas Novais para homenagear 26 nomes entre representantes do Judiciário, das Forças de Segurança, da Política, e das Artes.
Luana veio de São Paulo especialmente para receber o seu: “Foi uma correria louca, mas fiz questão de estar presente no evento desta iniciativa que eu sigo, acompanho e acho fundamental. Quando denunciei as agressões que sofri, não era um movimento comum – as mulheres se calavam na época”. Em 2008, a atriz namorava o ator Dado Dolabella quando o denunciou por agressão.
Parte das homenageadas também tiveram episódios de agressão em algum momento da vida, como Luiza Brunet, que se tornou uma espécie de porta-voz das mulheres, e a atriz Mariana Santos, que, embora não tenha sofrido na vida real, vive Fátima em “Mania de Você”, novela das nove da TV Globo, uma dona de casa que sofre agressões psicológicas e tem sua autoestima atacada diariamente pelo marido, Robson (interpretado por Eriberto Leão). “Jogar luz nesse assunto tem me causado muita emoção. É impressionante a quantidade de relatos que chegam até mim: de todo tipo de mulher, de diferentes regiões e classes sociais”, disse ela.
Também receberam homenagens o governador Cláudio Castro, a apresentadora Xuxa e a modelo Luiza Brunet.
Entre as atrações, as cantoras Doralyce e Hud, além da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada por 52 alunas da rede pública, sob a regência de Priscila Bomfim. A premiação foi seguida de um coquetel para 600 convidados.