Efeito Calderano: Rio vai sediar competição de tênis de mesa
A candidatura do Brasil liderou todas as etapas do processo de escolha em um total de 200 votos válidos

Mesmo com o vice-campeonato, o carioca Hugo Calderano consolidou seu nome entre os grandes do tênis de mesa, levando a prata, a primeira medalha do Brasil em mundiais do esporte, modalidade tradicionalmente dominada pela China. O Rio foi anunciado, nesta terça (27/05), como sede do Mundial de Tênis de Mesa de 2029, em assembleia da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), em Doha, no Catar, onde aconteceu o mundial disputado a cada dois anos, encerrado no domingo (25/05). Será a 1ª edição no Brasil e na América do Sul, em 2027.
A candidatura do Brasil liderou todas as etapas do processo de escolha em um total de 200 votos válidos, vencendo cidades da Austrália, China, Alemanha, Iraque e Estados Unidos. O prefeito Eduardo Paes mandou uma carta de apoio à candidatura e gravou um vídeo, mostrado durante a apresentação. O Rio já foi casa de outras competições importantes da modalidade – em 2023 e em 2024, a cidade recebeu duas edições do WTT Contender, evento do calendário internacional e que teve Calderano como campeão no ano passado.
“O trabalho realizado em parceria com o Visit Rio vem dando resultado, e estamos empenhados em ampliar ainda mais o protagonismo da cidade no esporte”, disse Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes.
O Mundial de Tênis de Mesa já estava mapeado pelo Visit Rio, a pedido da Secretaria Municipal de Esportes, em 2023. O estudo apontou 73 grandes eventos esportivos que o Rio poderá sediar até 2033, como a Copa do Mundo de futebol feminino de 2027 e o Mundial de Ginástica, que já foram conquistados.
HUGO CALDERANO ANUNCIOU: VEM PRO RIO! 🤩❤️
O BRASIL SERÁ SEDE DO MUNDIAL DE TÊNIS DE MESA EM 2029, O PRIMEIROS DAS AMÉRICAS 🏓🏓🏓🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/qDac1H5N1f
— CBTM (@CBTM_TM) May 27, 2025