Ecos da abertura do Museu de Vassouras: cultura e política
Se o Vale do Café já estava bombando no turismo, o museu será a coroa do rei
Eduardo Paes já pode usar uma música pra vida: “Vou negando as aparências, disfarçando as evidências, mas pra que viver fingindo se eu não posso enganar meu coração?….” E não estamos falando sobre amor romântico.
O prefeito era um dos muitos políticos convidados para a abertura do Museu de Vassouras, no Vale do Café, nesse sábado (30/08), num casarão do século XIX totalmente restaurado, projeto do empresário Ronaldo Cezar Coelho, ex-deputado federal e investidor. Foi através do Instituto Vassouras Cultural, fundado por ele, o investimento nas obras da Santa Casa de Misericórdia. Tanto Ronaldo quanto seu único filho, Guilherme, — que sabem bem a diferença entre ostentação e sofisticação — nunca receberam tantos elogios por um mesmo projeto, num único fim de semana.
Se o Vale do Café já estava bombando no turismo, o museu será a coroa do rei, começando por convidados da política fluminense: o governador Cláudio Castro e o ex-governador e atual prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, cidade vizinha de Vassouras, além de vários secretários estaduais, como Danielle Barros (Cultura), Gustavo Tutuca (Turismo) e André Ceciliano, secretário especial de Assuntos Parlamentares da Presidência da República.
Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, fez discurso emocionado, destacando a importância da cultura na democracia. Ele nasceu em Vassouras; daí o convite de Cezar Coelho.
Na vida social, prefeito e governador parecem íntimos, e a proximidade foi assunto do evento. Mas nem era pra tanto, já que política tem disto: Poodles no social, Pitbulls no palanque.
Quase óbvio que Paes estava lá, pensando em 2026, já que é o favorito segundo novo levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda (01/09), com 54,8% das intenções de voto no primeiro turno — com 30 pontos percentuais a mais do que a soma dos demais nomes sondados.
O prefeito foi colocar o rosto na região que abrange 15 municípios, como Vassouras, Valença, Miguel Pereira, Mendes, Rio das Flores, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi e Volta Redonda, gente pra caramba.
Para alguns, supõe-se tenha sido um grande programa: com promessas de reencontros sob o mesmo teto.
Gávea, entre o verde e o concreto: microapartamentos chegando
VEJA RIO COMER & BEBER 2025: confira a lista de premiados
Afinidade entre Solano e Fagundes: zero tolerância com falta de educação
O Maracanã poderá ser vendido? Entenda
Como foi a perseguição policial que terminou com morte na Serra das Araras