Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Ecad acaba de entrar no mundo da inteligência artificial

Pesquisa será mais ágil em banco de dados de 50 milhões de composições e gravações de artistas nacionais e internacionais

Por lu.lacerda
Atualizado em 9 abr 2025, 17h22 - Publicado em 9 abr 2025, 16h00
ia
 (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

O Ecad acaba de entrar no mundo da inteligência artificial ao modernizar o portal “Ecadnet” para a pesquisa em banco de dados de 50 milhões de composições e gravações de artistas nacionais e internacionais, a partir desta quarta (09/04). “O nosso mercado musical é carente de dados e modernizar a plataforma é uma maneira de contribuir para a indústria musical”, diz Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

O site também conta com a tecnologia de “aprendizado de máquina”, uma área da IA que permite que computadores aprendam a partir de dados e, com isso, os sistemas podem melhorar seu desempenho e precisão, e tomar decisões autônomas para quem precisa encontrar informações sobre músicas e artistas.

À disposição estão um total de 24,8 milhões de músicas, 24,3 milhões de fonogramas e informações musicais de mais de 5 milhões de compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos nacionais e estrangeiros.

Através desses dados, o escritório consegue identificar as músicas tocadas e que tiveram seus direitos autorais pagos por quem as utilizou nos diferentes canais e espaços no país.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.