Ecad acaba de entrar no mundo da inteligência artificial
Pesquisa será mais ágil em banco de dados de 50 milhões de composições e gravações de artistas nacionais e internacionais

O Ecad acaba de entrar no mundo da inteligência artificial ao modernizar o portal “Ecadnet” para a pesquisa em banco de dados de 50 milhões de composições e gravações de artistas nacionais e internacionais, a partir desta quarta (09/04). “O nosso mercado musical é carente de dados e modernizar a plataforma é uma maneira de contribuir para a indústria musical”, diz Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.
O site também conta com a tecnologia de “aprendizado de máquina”, uma área da IA que permite que computadores aprendam a partir de dados e, com isso, os sistemas podem melhorar seu desempenho e precisão, e tomar decisões autônomas para quem precisa encontrar informações sobre músicas e artistas.
À disposição estão um total de 24,8 milhões de músicas, 24,3 milhões de fonogramas e informações musicais de mais de 5 milhões de compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos nacionais e estrangeiros.
Através desses dados, o escritório consegue identificar as músicas tocadas e que tiveram seus direitos autorais pagos por quem as utilizou nos diferentes canais e espaços no país.