Mais um capítulo da jubarte “atropelada” em alto-mar: ICMBio se pronuncia
"O caso está sendo investigado em parceria com a Polícia Federal. O responsável será autuado e encaminhado para as investigações", diz o ICMBio.
Conteúdo sensível no link do vídeo abaixo!
Nesse domingo (06/07), um caso revoltante aconteceu em Arraial do Cabo, quando o dono de um barco foi acusado de atropelar, e possivelmente matar, uma baleia de forma proposital em alto-mar. Segundo testemunhas que estavam em outros barcos, mesmo após alertas, o homem acelerou e ainda disse: “Não enxergo debaixo d’água”. A cena foi filmada, viralizou nas redes e já está em portais de notícias da Região dos Lagos.
Com a repercussão, o ICMBio e a Marinha de Arraial do Cabo enviaram um comunicado: “O caso está sendo investigado pela equipe de fiscalização da Resex (Reservas Extrativistas) em parceria com a Polícia Federal. O responsável será autuado e encaminhado para as investigações criminais junto aos órgãos competentes. Segundo a FUNTEC Ambiental, fundação ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo, responsável pelo Projeto Mar de Baleias, parceira do ICMBio nas ações de Educação Ambiental e monitoramento de cetáceos, não existem ainda registros de ferimentos da baleia jubarte nem de seu encalhe ou morte”.
O projeto Mar de Baleias é formado por pescadores, pilotos de drones e integrantes da comunidade local que atuam na observação e registro de baleias e golfinhos em Arraial do Cabo. “Desde 2023, as instituições realizam ações educativas para os donos e mestres de embarcações do turismo náutico na cidade durante a temporada das baleias, incluindo cursos e palestras com especialistas. Também informamos que o ICMBio mantém presença constante do mar com a equipe de monitoramento das atividades turísticas, que orienta as embarcações sobre as regras para o passeio náutico e sobre a aproximação com baleias. Em breve, será realizada uma nova operação para orientar e também punir as condutas ilegais na Unidade de Conservação”, finaliza o texto do ICMBio.
Padre, filósofo e agora autor: reitor da PUC-Rio lança 1º livro
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
Por que prefeitura decidiu transferir ponto facultativo do Dia do Servidor
Sem registros de confusões, João Gomes reúne milhares de fãs na Lapa