Dia Mundial da Moda: Instituto Yduqs x Carandaí 25
A Estácio e o Instituto Yduqs fizeram uma "parceria fashion" com o Carandaí 25, maior festival de moda autoral da América Latina
CONTEÚDO PATROCINADO.
Nesta quinta (21/08), é o Dia Mundial do Design de Moda, que reconhece a profissão além da criação de roupas. Ele constrói narrativas visuais, conecta tendências, traduz comportamentos e imprime identidade cultural a peças que marcam época. A Estácio e o Instituto Yduqs fizeram uma “parceria fashion” com o Carandaí 25, maior festival de moda autoral da América Latina, de 9 a 12 de outubro, no Jockey. A cada edição, estudantes dos cursos de Moda e Comunicação vivenciam os bastidores da produção do evento.
“O design de moda não se aprende apenas na teoria — é no contato com o mercado, com profissionais e situações reais que nossos alunos desenvolvem autonomia, visão crítica e capacidade de inovação. O Carandaí25 é um verdadeiro laboratório de aprendizado”, diz Mônica Mansur, coordenadora do curso de Moda da Estácio.
“O festival nasceu para valorizar a moda autoral e criar pontes entre criadores e público. Ter alunos da Estácio e do Instituto Yduqs nos bastidores é inspirador. Eles chegam com vontade, talento e novas perspectivas, fortalecendo não só o evento, mas também o futuro da moda brasileira”, diz Tati Accioli, diretora do Carandaí 25.
O maranhense José Mário, aluno de Moda, foi um dos participantes da última edição: “Vi de perto a correria, a organização e a importância do trabalho em equipe. Foi transformador. Sou maranhense e um dos primeiros da minha família a cursar uma faculdade. É gratificante ver a felicidade da minha mãe, do meu pai e das minhas irmãs ao acompanharem minha realização, sabendo que cada passo foi com dedicação e esforço”, diz.
O compromisso da Estácio e do Instituto Yduqs com a moda vai além do campo acadêmico. Em parceria com a Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro, com apoio da Prefeitura do Rio, a instituição apoia o projeto “Brasilidade Fashion”, que junta moda, sustentabilidade e inclusão social, com jovens vulneráveis!
“A moda é uma porta de entrada para que os participantes se reconheçam como protagonistas. Nosso papel é oferecer as ferramentas, o conhecimento e o incentivo para que eles trilhem seus próprios caminhos, com autonomia e orgulho de suas raízes. Queremos mostrar para esses jovens que moda é muito mais do que tendência — é expressão cultural, oportunidade de negócio e cuidado com o planeta. Cada peça reaproveitada carrega uma história e uma nova possibilidade de futuro”, dizem Felipe Mattos e Maria Marques, criadores do projeto.
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