De Gil para Preta numa das internações
“Se tiver muito pesado para você, vai, se deixa ir"

Preta Gil, em conversa com Pedro Bial, disse que a sua “chave virou” quando o pai, Gilberto Gil, numa de suas internações pelas consequências do câncer de intestino, disse: “Se tiver muito pesado para você, vai, se deixa ir, porque é muito ruim viver esse incômodo, e lutando dessa forma que você está lutando”.
Segundo Preta, morta neste domingo (20/08), em Nova York, depois de uma piora no tratamento, aquilo mudou o seu jeito de pensar, “porque, em nenhum momento, alguém tinha me dito que eu estava correndo risco de vida ali. As pessoas, os médicos, os acompanhantes, vão meio que passando um pano. E aí eu falei: “Não, eu não quero morrer não. Não chegou a minha hora, não”.
Ela contava sobre o episódio de uma infecção generalizada, em abril de 2024, e só sobreviveu por ter voltado ao hospital, quando
recebeu a visita do pai.
Gil perdeu o filho, Pedro, em 1990, irmão de Preta (da mesma mãe, Sandra Gadelha), num acidente de carro na Lagoa. No mesmo programa do Bial, em maio do ano passado, Gil comentou sobre a experiência dolorosa de enterrar um filho. “Eu tinha dificuldade em me conformar com a inversão dos fatores, de o filho ir antes do pai. Isso é duro”.
Mesmo com toda serenidade do mundo, os pais (e muitos filhos) nunca vão estar preparados para o luto.