Advogado processa aérea: promessa de avião moderno; mas era “sucatão”
Segundo o advogado, companhia Air Europa fez propaganda enganosa, oferecendo cardápios adaptados e segurança







A pessoa programa férias para a Europa, faz roteiro, busca por uma boa companhia aérea e, na ida, junto à empolgação, tudo conforme o previsto, mas na volta colocam num “sucatão”, como mostra (fotos) o advogado carioca Gabriel de Britto Silva, especializado em direito do consumidor.
Ele viajou dia 21 de março pela espanhola Air Europa, num voo de 10 horas, de Salvador a Madri (seria mais fácil para a namorada, Christiane Maria de Medeiros, que mora no Recife), e chegou ao Brasil no sábado (05/04), pelo mesmo trajeto, mas já com o computador aberto para preparar a petição com todas as provas anexadas. “As cadeiras estavam quebradas e remendadas com fita adesiva, couro descolando, compartimento de bagagem com parte frontal quebrada, assentos desgastados, puídos e rasgados, porta do banheiro cuja fechadura é a cabeça de um parafuso velho, pia do banheiro suja e amarelada e assoalho com restos de comida. Nunca vi nada igual”, diz ele, que deu entrada no pedido no 3º Juizado Especial Cível do Rio e já tem audiência marcada para dia 12 de maio.
Segundo o advogado, mesmo tendo outras opções, ele escolheu a companhia pelo que ela oferecia, como cardápios adaptados, segurança e… aviões modernos. Gabriel pagou a viagem ainda em 2024: “Como se não bastasse, somente foi servida uma única refeição durante as 10h de voo, um frango com legumes, uma comida fria, um frango mole e os legumes em estado visual de degradação e com líquido ao fundo”, relata.
Além disso, ele afirma ter sofrido dano moral por angústia, medo e desrespeito. “Fui enganado pela publicidade e vivi um horror no voo de retorno. Também peço um pedido formal de desculpas por e-mail”, explica.
No site “Reclame aqui”, a empresa tem “reputação não recomendada”, com nota 3,9 de 10 pontos, com quase 200 reclamações nos últimos seis meses (de 2023 até agora são mais de 3,5 mil), principalmente por danos e perda de bagagem, desorganização, descaso e uma que diz: “Air Europa, a classe das sardinhas”.
A coluna entrou em contato com a empresa por e-mail e recebeu uma resposta genérica, pedindo desculpas pelo transtorno e que pretende encaminhar ao setor responsável. E no texto, afirma que presta serviços dentro dos padrões internacionais, reforçando a qualidade da frota e do atendimento.