Construtor Carlos Carvalho (1924-2024) vira nome de avenida na Barra
A Avenida Engenheiro Carlos Carvalho tem 2,2 km de extensão e liga a Avenida Ayrton Senna à Estrada Coronel Pedro Corrêa


O prefeito Eduardo Paes, representado pelo presidente da Câmara, Carlo Caiado, e pelo subprefeito da Barra, Leandro Lezinho, entregou o decreto que dá novo nome a um trecho da Barra: a Avenida Engenheiro Carlos Carvalho, de 2,2 km de extensão, que liga a Avenida Ayrton Senna à Estrada Coronel Pedro Corrêa e antes fazia parte da Avenida Embaixador Abelardo Bueno. Foi durante a missa de um ano da morte do construtor, em agosto de 2024, o homem que transformou a Barra da Tijuca na “Miami carioca”, nessa segunda (11/08), na Paróquia São Marcelino de Champagnat.
A Carvalho Hosken, sob a presidência de Carlos Carvalho, esteve à frente de vários projetos no bairro, como o Península, Rio2, Cidade Jardim, Centro Metropolitano e Ilha Pura. Juntos, são mais de 1,1 milhão de m² de paisagismo e integram urbanismo, mobilidade e sustentabilidade, além de 28 km de avenidas construídas, 360 mil m² de jardins públicos e 12 km de áreas ambientais recuperadas. A empresa também tinha – como dizer? – um olhar social: patrocinou exposições de arte, apoiou a Orquestra Sinfônica Brasileira e doou mais de 100 esculturas para espaços públicos.
“O Dr. Carlos (como era chamado na empresa) foi um visionário. Ele viu na Barra um potencial que poucos enxergavam. Ele ajudou a transformar a região em referência nacional e internacional”, disse Carlos Felipe de Carvalho, CEO da empresa e um dos filhos de Carlos. O decreto já está em vigor; nos próximos dias, a prefeitura fará a atualização das placas e cadastros oficiais.